Em um mundo altamente conectado, em que a internet ganhou força total tanto nos negócios como na vida pessoal dos usuários, é praticamente impensável que ainda exista alguma empresa que esteja fora da realidade digital.
No entanto, mesmo inseridas no meio online ,com investimentos em otimização de sites ou gerenciamento de redes sociais, há companhias que ainda não se deram conta da importância de responder às novas exigências deste cenário e dos consumidores.
Dentre elas, está a de acompanhar uma tendência cada vez mais expressiva, a de desenvolver um app para o negócio. Afinal, por que algumas empresas de diversos portes têm investido nessa solução inovadora e como ela pode gerar vantagem uma competitiva para a sua?
Se você quer aumentar os resultados dos seus negócios, confira a lista que preparamos com as principais vantagens de desenvolver um app.
Hoje em dia, desenvolver um app é interessante tanto para os clientes quanto para as empresas. Ao contrário do site, que pode até ser responsivo, um app interage com o cliente oferecendo utilidade de forma mais clara e presente, incentivando a troca de experiência e o uso frequente do recurso.
Ou seja, ao desenvolver um app, a empresa oferece um contato com a marca maior e mais habitual ao seu público, o que, naturalmente, a fortalece. Enquanto no site, as pessoas consultam alguma informação, no app elas usam o sistema, e é aí que está a principal diferença entre os dois.
Isto não significa, contudo, que a empresa deva abandonar a primeira estratégia. No entanto, conjugar medidas para facilitar ao máximo a expansão desta “comunicação” é essencial hoje em dia, ainda mais com as distrações que o próprio ambiente online oferece.
Para ficar mais próximo do cliente, nada melhor do que se tornar útil na vida dele. Isto estimula um relacionamento contínuo que impede, por exemplo, que a marca caia facilmente no esquecimento dos potenciais clientes que já tiveram contatocom ela. Enxergando o porquê de utilizar o app ou tendo a curiosidade despertada para o que a empresa disponibiliza, o público se sente mais impelido a continuar “consumindo” tudo o que ela oferece.
Reforçando esta ideia, não podemos nos esquecer de que o comportamento do consumidor mudou, e, hoje, além de ser mais crítico e objetivo, o cliente costuma passar feedbacks valiosos para as empresas a respeito do que procuram ou esperam de seus serviços.
Logo, ao desenvolver um app, a empresa consegue responder melhor e mais rápido a essas demandas, tornado-se mais evoluída e alinhada com as perspectivas de seu mercado, e obtendo indicadores importantes sobre a reação de seu público.Isso faz com que ela ganhe inteligência de mercado para criar cada vez mais diferenciais.
Entendendo o perfil, as necessidades e as expectativas dos clientes de uma forma mais aprofundada, é possível desenvolver apps que coloquem ao dispor deles as ferramentas para estreitar vínculos e conquistar a preferência.
De acordo com estimativas do Gartner, o mercado de aplicativos deve movimentar até US$ 77 bilhões em 2017, atraindo cada vez mais pessoas. E o que será que todos estes usuários estão buscando? A resposta é simples: experiência ampliada, diferenciada. Enquanto sites e outros canais de relacionamento da empresa atendem necessidades mais básicas dos clientes, um app pode ir além.
Você pode, por exemplo, ter em seu site uma relação dos serviços e produtos que oferece e dos benefícios que eles podem trazer aos clientes, mas um aplicativo mostra na prática quais são eles. Ou seja, um app não só informa, como também pode gerar valor de imediato na vida dos clientes – e este é um grande diferencial.
Agregando funcionalidades e oferecendo uma proposta de utilidade no app, os níveis de engajamento dos clientes com as iniciativas da empresa e com os trabalhos que ela desenvolve se tornam muito maiores.
Por fim, uma das grandes vantagens de desenvolver um app para o negócio é que ele alcança um número muito maior declientes, em comparação com outras inovações. As pessoas andam com smartphones e tablets o tempo todo e os acessam a partir de vários locais, seja de casa, escritório, no trânsito, viagens ou até mesmo em seus ambientes de estudo.
Hoje em dia, o fenômeno BYOD (ou “Bring Your Own Device”) é cada vez mais recorrente e faz com que as pessoas estejam, o tempo todo, conectadas à web e interessadas em utilizar opções online. Isto aumenta ainda mais as chances de um aplicativo alcançar um número maior de clientes em diversos pontos. Logo, sua empresa precisa ir ao encontro desta possibilidade.
Mas vale lembrar que contar com uma empresa especialista como fornecedora da solução, que dê todo suporte desde as fases de desenvolvimento do projeto até implantação, é essencial para sua iniciativa dar certo. Afinal, não basta apenas desenvolver um app. É preciso chegar a uma versão que garanta usabilidade e qualidade para permitir a melhor experiência possível aos usuários. Pense bem: uma vez que seu aplicativo terá chances de atingir um número muito maior de clientes, é de extrema importância que a percepção gerada sobre todo este público seja a mais positiva possível.
E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre a importância de desenvolver um app para o seu negócio? Sua empresa ainda não disponibiliza um aplicativo para os seus clientes? Entre em contato conosco e descubra como funcionam nossas soluções.
Postado por Kyros Tecnologia em 1 novembro, 2016