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Time to market: Saiba como pode ajudar sua empresa

Encontrar boas estratégias para desenvolver um produto ou serviço com qualidade, desde o momento de sua concepção, até ele estar pronto para o lançamento é fundamental. Tanto para se adaptar às mudanças frequentes do mercado, quanto para se tornar mais competitiva. 

Muitos gestores, no entanto, podem ter dúvidas para acertar o timing exato entre a criação e o lançamento do seu produto ou serviço. Tomar as melhores decisões para estabelecer esse ciclo e garantir a qualidade pode ser um grande desafio.  

O timing correto sempre será importante para os bons resultados de uma organização. Um estudo da McKinsey identificou uma perda de até 30% nos lucros de um produto lançado com atraso. 

Para ajudar nesta questão muitas organizações estão usando a estratégia time to market

Nesse artigo você vai aprender como funciona esse recurso e quais são as principais técnicas utilizadas para diminuir o tempo de desenvolvimento de uma ideia, até o seu lançamento no mercado. 

Também vai descobrir as vantagens de implementar o time to market em sua organização. Tenha uma ótima leitura. 

O que é time to market?

O time to market é uma estratégia que ajuda a acelerar o processo de desenvolvimento de produtos e serviços de uma empresa. Conhecido também pela sigla TTM, o conjunto de técnicas serve para estabelecer conceitos e medições de tempo durante o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. E vai desde sua concepção inicial até o momento do seu lançamento no mercado. 

É um recurso capaz de reduzir o tempo de desenvolvimento, o que pode ser um fator determinante para tornar as empresas mais competitivas no mercado. 

Vale destacar que o time to market não elimina nenhuma das etapas de desenvolvimento de um projeto! Mas ele pode ser utilizado em todas elas. Desde a prototipagem, o design, durante a execução de testes ou nas homologações necessárias. 

A técnica vai gerar um planejamento mais otimizado, reestruturar os processos envolvidos e analisar aquilo que pode ser automatizado. Basicamente, a ideia é entregar ao mercado um produto ou serviço com qualidade, antes dos seus concorrentes. 

Como montar uma estratégia de time to market eficiente?

Acelerar o time to market não significa queimar etapas do processo e muito menos lançar produtos sem realizar testes. Mas sim, reduzir a complexidade dos processos e o tempo entre uma ideia inicial até o lançamento do produto acabado. Para obter mais sucesso em sua estratégia, algumas técnicas podem ser implementadas. Confira:

Decisões baseadas em dados

Dados são uma demonstração do que está acontecendo no mercado e principalmente, com os consumidores. As informações obtidas por meio de dados oferecem respostas que trazem insights com maior rapidez e segurança.

O uso de KPYs (Key Performance Indicators), gerados por uma ferramenta de inteligência de negócios, podem demonstrar cenários favoráveis ou não. Dessa forma os gestores podem tomar decisões mais assertivas. 

Desenvolvimento de um MVP

O Produto Mínimo Viável (Minimum Viable Product) é uma versão simplificada do produto que se deseja lançar. Esse recurso serve como um ponto de partida para entender a receptividade do mercado assim como o esforço de implementação. 

É o primeiro contato do consumidor com o produto e serve para entender os pontos que precisam ser ajustados. Assim como validar os diferenciais que se pretende oferecer. Esse processo pode reduzir custos, acelerar o desenvolvimento e mitigar os riscos do negócio.

Trabalhar com prototipagem

Trabalhar com protótipos aumenta as chances de desenvolver um produto mais adequado possível. Por meio deles pode ser feito um teste de receptividade do cliente e identificar pontos de aperfeiçoamento. 

Usar de colaboração

Trabalhar em parceria ajuda a acelerar o desenvolvimento do projeto. Profissionais de diversas áreas criando juntos, podem oferecer um conjunto de novas soluções e dessa maneira, atender melhor o mercado e com mais rapidez.

Acompanhamento dos resultados

Mensurar os resultados obtidos é fundamental para garantir mais segurança e melhor desempenho no lançamento de produtos e serviços. O feedback deve estar presente durante o desenvolvimento, para dar mais clareza no momento de analisar os impactos do projeto. 

Como sobreviver às constantes transformações do mercado?

A tecnologia se atualiza em um ritmo impressionante. Então é lógico imaginar que as empresas precisam se adequar ao mercado acelerado e com upgrades frequentes. Ou correm o risco de ficar para trás de seus concorrentes. 

Automatizar os processos de uma empresa e desenvolver soluções que aumentem a competitividade dos seus produtos e serviços pode ser um diferencial entre as organizações que se destacam e dominam o mercado e aquelas que evaporam em uma vaga lembrança. 

Para ajudar o seu negócio e evitar que seu produto perca o time to market, você pode utilizar as dicas a abaixo:

Planeje e ajuste seu workflow

No mundo dos esportes de alta performance, os atletas não passam os dias em casa e se reúnem somente no dia do jogo ou para as competições. O que eles fazem antes? Eles treinam, testam novas possibilidades e aperfeiçoam suas estratégias na busca por melhores resultados. 

Da mesma forma, uma empresa precisa planejar e realizar uma sequência lógica de atividades de maneira automatizada. Organizar o seu fluxo de trabalho pode verificar com mais facilidade possíveis falhas em um software para garantir que suas funcionalidades estejam sendo executadas adequadamente. 

Busque uma ferramenta diferenciada

Você pode centralizar os controles em uma mesma ferramenta e pelo dashboard  centralizado, realizar testes e analisar a execução dos processos em tempo real. Dessa maneira é possível fazer ajustes quando necessário. Assim, a qualidade e o time to market estarão unidos no processo de desenvolvimento.

Dedique atenção especial a fase de homologação

Também é fundamental criar meios para que a aprovação e a validação do usuário final sejam ágeis e eficientes. Algumas vezes, empresas travam justamente nessa etapa. 

Vantagens de usar o time to market

Para acelerar a criação e o lançamento de produtos de qualidade, empresas estão buscando o time to market por causa de algumas vantagens importantes que vão tornar seus negócios mais competitivos. Confira:

  • Velocidade e competitividade: entregar o produto no mercado o mais rápido possível vai tornar sua empresa mais competitiva. 
  • Agendamentos mais previsíveis: você sabe quando e como seu produto estará disponível para o mercado ou para uma feira, por exemplo. 
  • Flexibilidade para fazer mudanças: muitas vezes uma boa ideia surge quando um projeto já está em andamento. Como você realiza testes, analisa indicadores e obtém feedbacks dos clientes, os requisitos de um produto podem acabar sendo alterados durante o processo, de forma consciente. 
  • Satisfação dos clientes: produtos de qualidade que chegam no mercado antes da concorrência, normalmente deixam os clientes mais satisfeitos. Além disso, o seu negócio passa a se tornar referência. 
  • Maior visibilidade: quando pensamos em criptomoedas por exemplo, qual a primeira que vem à mente das pessoas? O Bitcoin. Simplesmente por ter sido a primeira moeda digital. Quem larga na frente e inova, tem maiores chances de fazer história.

A ferramenta para acelerar o time to market

O sistema Klonner foi desenvolvido para criar, adaptar, replicar e gerenciar todas as etapas do ciclo de vida de novos projetos, produtos ou serviços. É possível criar uma oferta a partir de outra já existente, ajustando somente pontos isolados, quando necessário. Ou replicar ofertas atuais, reduzindo o tempo de desenvolvimento de um projeto e diminuindo os gastos de recursos financeiros e de equipes. 

Com a ferramenta Klonner, o fluxo de trabalho é ajustável sendo possível realizar um melhor gerenciamento dos processos, diminuir falhas e conflitos durante o processo de configuração. 
O time to market está ganhando a adesão de empresas que pretendem se destacar no mercado competitivo. Venha descobrir como nós podemos ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 18 outubro, 2022

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