https://dpmptsp.tubaba.go.id/ikygacor/ https://pustaka.iainlangsa.ac.id/wp-content/kzgacor/ https://salemba.budiluhur.ac.id/assets/sgacor/ slot gacor https://kejari-bangkatengah.kejaksaan.go.id/img/ slot gacor https://disdukcapil.tubaba.go.id/template/kygacor/ https://kki.unpad.ac.id/assets/images/ https://e-smile.tubaba.go.id/assets/ slot88 slot777 slot maxwin
8405
Como fazer uma gestão de testes no desenvolvimento do app

O Brasil é um dos mercados onde os aplicativos que mais cresce, segundo levantamento do Adjust. As lojas de apps estão repletas de possibilidade, só a Google Play possui cerca de 2 milhões de opções disponíveis. Diante desses dados, fica evidente que ao desenvolver uma aplicação é necessário realizar testes para garantir um bom funcionamento antes do seu lançamento.

Esse processo é de extrema importância para garantir que o software não apresente defeitos que prejudiquem seu uso e nem a reputação da empresa. Caso isso ocorra, a imagem da sua empresa pode ficar seriamente comprometida.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações a respeito de como você pode gerenciar os testes realizados em seus aplicativos. Continue a leitura e descubra!

Por onde você deve começar seu app?

Desenvolver um aplicativo é um grande desafio. Vários recursos digitais são necessários para mapear a ideia inicial ao seu conceito. Fatores como plataforma operacional, interface de usuário, finalidade do aplicativo, público-alvo, função e design fazem parte da construção.

O processo de criação de aplicativo pode parecer um pouco complexo, mas é de extrema importância já que, seguindo todos os passos, será possível desenvolvê-lo com um pouco mais de facilidade.

O desenvolvimento do app requer uma série de análises e pesquisas prévias. Dentre os primeiros passos está a estruturação do projeto, descrevendo tudo o que está relacionado à criação do software. É preciso constar informações como pontos como os requisitos, a metodologia, os prazos, os processos de testes e os times que atuarão em cada etapa.

Com isso documentado, seu fluxo de trabalho ficará muito mais ágil, evitando problemas durante a execução.

Veja, nesse infográfico, o passo a passo para tirar uma ideia do papel e começar a desenvolver seu app.

A importância da gestão de testes no desenvolvimento de um app

O teste no desenvolvimento de um app é muito importante na garantia de controle da qualidade do sistema. Ele deve garantir que o programa atenda a todos os requisitos conforme solicitado. No entanto, o teste de software abrange uma área muito maior do que controle da qualidade do mesmo.

Quando os testes são desenvolvidos por uma equipe especializada, pequenos erros ou bugs podem ser detectados. Um defeito que é descoberto em fase de teste pode ter o custo para corrigi-lo muito menor quando comparado a fase de produção.

Os benefícios da gestão de testes

Para que sua empresa possa desenvolver aplicativos cada vez melhores e com lançamentos bem sucedidos, é fundamental contar com testes de software, como já falamos. 

Para garantir que os testes sejam realizados de forma eficiente, é necessário que haja um gerenciamento sobre todas as atividades relacionadas a esse processo.

Para muitas companhias isso é um grande desafio, já que envolve diversas etapas e processos. Porém, a realização desses testes trazem grandes benefícios para o negócio, como uma redução de custos, ganho e tempo e uma melhora da sua imagem e credibilidade no mercado de software.

A equipe dedicada a gestão desses testes, precisa ter conhecimento da norma ISO 9126, pois ela é quem define os padrões a serem utilizados para todo tipo de software. Ela apresenta, inclusive, os 6 atributos que precisam ser avaliados. Veja:

  1. Funcionalidade – É importante avaliar se a aplicação faz, de fato, o que ela é pensada para executar. E isso deve ser avaliado tanto em relação ao que o usuário explicitamente precisa quanto ao que ele necessita, mesmo que não demonstre objetivamente.
  2. Confiabilidade – O sistema consegue manter o padrão de desempenho ideal quando é utilizado dentro das funções previstas? É essa pergunta que deve ser respondida neste quesito do teste de software.
  3. Usabilidade – A avaliação da usabilidade pesquisa se o usuário consegue entender e fazer uso da aplicação de um jeito simples.
  4. Eficiência– A análise da eficiência do sistema engloba testes sobre o tempo de processamento ou resposta da aplicação.
  5. Manutenibilidade – É a facilidade com a qual o software pode passar por mudanças, se é simples identificar e corrigir problemas que apareçam após essas alterações e como ele se comporta em testes após ser atualizado.
  6. Portabilidade – A capacidade do sistema de ser transferido para ambientes diferentes daquele para o qual ele foi planejado inicialmente deve ser colocada à prova.

O mesmo vale para a quantidade de alterações que ele precisa para se adaptar a esses novos espaços e a facilidade em conviver com outras aplicações.

Estratégia e plano de teste

Para que estes testes de desenvolvimento de aplicativos sejam bem sucedidos, é fundamental que a sua empresa conte com boas estratégias, bem como um plano de ação. 

A estratégia vai definir o objetivo do teste, ou seja, o que será analisado. Já o plano de teste irá trazer documentado quais testes serão executados, as suas etapas e os respectivos responsáveis.

Existem, basicamente, duas maneiras de desenvolver os testes, de forma manual ou automatizada. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas.

Teste manual

Esse tipo de teste significa colocar à prova um aplicativo manualmente por um ser humano. Esse especialista vai garantir que um aplicativo esteja funcionando corretamente seguindo as condições descritas na estratégia e no plano de teste. O testador avalia o design, a funcionalidade e o desempenho do aplicativo verificando vários elementos.  

O teste manual é útil quando o teste automatizado não é possível. Por exemplo, para testar um aplicativo móvel durante condições imprevisíveis, como quando o telefone está no bolso do usuário e há muitos toques não intencionais. Os testadores simulam as condições para verificar se isso levará ao travamento do aplicativo.

Testes de automação

Com a automatização dos testes, existem funções pré-programadas que são executadas automaticamente, comparando os resultados reais com os esperados. Eles ajudam a determinar se o aplicativo tem o desempenho esperado ou não.  

Testes automatizados são úteis ao executar tarefas repetitivas e análises de regressão para garantir que um aplicativo funcione corretamente após a implementação de novas alterações. Sua execução é feita com o auxílio de ferramentas, scripts e softwares para executar ações predefinidas escritas nos casos de teste.

Utilizando esse recurso, você irá otimizar seu tempo, realizando uma maior quantidade de testes em um menor tempo, contribuindo para um lançamento bem sucedido do aplicativo. Como eles serão realizados mais rapidamente, sua equipe consegue melhorar a produtividade e performance.

Utilizar uma ferramenta para testes é essencial para garantir que a sua empresa conte com os mais avançados processos de testagem. Fale com a Kyros e descubra como podemos te ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 9 dezembro, 2021

[wpusb]

Leia Também

Comentários

[fb_plugin comments]