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Tudo sobre Data & Analytics e atendimento ao cliente

Antes de decidir de qual tecnologia você precisa, é fundamental entender como as novas tecnologias podem beneficiar seus negócios.

Se o valor da vida útil do cliente está cada vez mais diretamente relacionada ao uso, análise e ferramentas orientadas por dados para melhorar a experiência do cliente são pilares fundamentais para obter estes resultados. Afinal, os clientes são a força vital da sua empresa, e um relacionamento inteligente, pode mantê-los engajados e mais felizes.

Continue a leitura para entender melhor como os processos de Data & Analytics podem impulsionar estratégias de relacionamento e atendimento ao cliente.

Definição de Data & Analytics

Data & Analytics são o gerenciamento de dados para todos os usos, sejam eles operacionais ou analíticos.

A análise de dados que impulsiona os processos e melhora os resultados dos negócios, possibilitando tomadas de decisões mais eficazes e, consequentemente, experiências aprimoradas para o cliente.

Primordialmente, o Data & Analytics é baseado em matemática, estatísticas e diferentes análises de dados.

Processos em que dados relacionados aos negócios são coletados, assim como organizados e analisados, podem otimizar processos, guiando, a partir disso, a organização para tomar iniciativas mais assertivas,inclusive ligadas ao relacionamento com os clientes.

Informações da IDC com dados de 2020, mostram que, no mercado global de Business Intelligence, a Analytics atingiu US$19,2 bilhões, um crescimento de 5,2% em relação a 2019. E, segundo previsão da Gartner, o BI crescerá para US$29,48 bilhões até 2022.

Data & Analytics para ambientes corporativos

Com Data & Analytics, as organizações podem desenvolver inteligência detalhada sobre as necessidades de seus clientes.

Assim, podem processar feedback de várias fontes em escala, personalizar ofertas específicas de acordo com as necessidades do cliente, além de melhorar a satisfação dele.

Usado para suprir um dos maiores desafios das empresas identificando tendências para a competitividade do mercado, o Data & Analytics, além de se adequar aos clientes que estão em constante evolução, ainda é capaz de promover a integração dos diversos setores empresariais, aprimorando fatores como:

●      Acelera e melhora o processo de tomadas de decisão;

●     Obtêm vantagens competitivas;

●     Aumenta a geração de receitas;

●     Otimiza processos internos;

●     Identifica novas tendências.

Leia também: Como o BI pode impactar o ambiente corporativo

Benefícios para o atendimento ao cliente

As ações podem ser norteadas de acordo com identificações detalhadas, possíveis graças à coleta de dados e análise dos mesmos. A experiência positiva aumenta a satisfação e faz a retenção dos clientes.

Assim sendo, esses processos ajudam a conquistar os clientes, entendendo melhor o que ele quer ou precisa, de acordo com as pesquisas realizadas através de Data & Analytics. As informações trazem informações que auxiliam na compreensão, por exemplo, do porque os clientes abandonam carrinhos de compras ou deixam comentários negativos.

Entre os benefícios voltados ao atendimento ao cliente, podemos citar:

●     Identificar os tipos de campanhas e canais mais aceitos pelo cliente;

●     Analisar o canal de relacionamento ideal para cada tipo de ação;

●     Compreender melhor o perfil dos clientes, de acordo com os problemas, necessidades e preferências;

●     Descobrir padrões de comportamento ou potencial do cliente, com base nas interações;

●     Analisar o tempo gasto, eficiência e resultado final dos atendimentos;

●     Rastrear compras anteriores, padrões de gastos e mudanças na demanda;

Com Data & Analytics é possível identificar tendências e novos padrões de comportamento do cliente.

Isso acontece porque a ferramenta analisa todos os dados disponíveis, incluindo metas e eventos importantes da vida, assim, facilita fornecer aos clientes uma jornada altamente personalizada.

Além disso, a lucratividade só é alcançável quando o valor da vida útil do cliente é maior do que o investimento feito para conquistá-los. 

Manter mais clientes por mais tempo impacta em gerar mais receita, assim como tem retornos maiores e mais lucro, e isso acontece ao melhorar a experiência do cliente com Data & Analytics.

Case de sucesso Kyros

A Kyros ajudou uma empresa importante da área industrial em busca por outras soluções de Data & Analytics, entre elas a automatização do consumo de informações, sistematização da análise de performance de vendas e demandas de marketing.

Através da Consultoria, Sustentação e Implantação, foi possível dar uma solução de Data & Analytics corporativo que gerou transparência em todas as métricas, além disso gerou fácil acesso aos stakeholders.

Por meio da computação em nuvem, agora a empresa pode contratar serviços de acordo com a necessidade periódica.

Não apenas, a solução de computação em nuvem ajuda na redução de gastos e da burocracia que envolve  TI ou manutenção de data centers. Também, sem comprometer a eficiência e a agilidade dos processos, facilita que a oferta de serviços para muitos clientes.

Isso não seria possível sem a segurança da computação em nuvem da AWS, para aguentar tamanha arquitetura do projeto e armazenar grandes tecnologias de automatização para a solução BI.

Para realizar o projeto, a Kyros teve uma visão integrada do ambiente para identificar riscos e oportunidades comerciais. 

Se também deseja realizar melhorias de processos na sua empresa, fale com a Kyros. Assim como você também pode saber mais sobre Business Intelligence baixando o Guia Completo para Investir em BI

Postado por Kyros Tecnologia em 8 novembro, 2022

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