O BI, conhecido também como Business Intelligence ou Inteligência de Mercado, é uma estratégia que consiste em coletar, armazenar, tratar, monitorar e aplicar dados essenciais para a gestão dos negócios. Seu objetivo é ajudar a empresa a utilizar a base de dados de forma inteligente para, assim, garantir um diferencial.
Mas como o BI realmente funciona na prática e como a sua aplicação pode impactar o ambiente corporativo? É para responder a essas e outras perguntas que decidimos escrever este post.
Preparado para entender tudo de Business Intelligence e usar os dados para antecipar tendências e fazer previsões (Data Analytics)?
Um dos principais desafios de uma empresa é conseguir elaborar estratégias e tomar decisões que tragam uma vantagem competitiva.
Para que uma estratégia realmente surta o efeito desejado, é necessário que a empresa tenha conhecimento sobre o que já aconteceu, está acontecendo e pode acontecer dentro e fora do ambiente corporativo. E esse conhecimento só é possível de ser adquirido quando se tem acesso à informação.
Ao investir em BI a empresa pode usar essas informações de várias formas. Seja para antecipar tendências, fazer previsões e otimizar processos. Não só isso, conhecer o comportamento do consumidor e dos próprios concorrentes.
A questão é: será que as empresas estão dispostas a investir em BI para tomar decisões e prever tendências?
Com os dados e informações em tempo real sobre o mercado e os clientes, a empresa consegue ter maior embasamento para tomar decisões, desenhar estratégias e realizar projeções mais assertivas. E isso vai refletir, claro, no seu desempenho.
Agora pense, o que pode acontecer se uma empresa simplesmente ignora o BI?
Ela não consegue identificar o que realmente está dando certo ou errado. Muito menos antecipar tendências, fazer previsões ou agir de forma estratégica. E como o mercado está cada vez mais competitivo, isso pode deixar qualquer empresa em desvantagem, concorda?
O BI é composto por 5 pilares: coleta, organização, análise de dados, compartilhamento e monitoramento.
A coleta consiste em reunir o máximo de informações sobre a empresa, o mercado e os clientes, a fim de conhecer seus comportamentos. Nessa etapa também são definidos objetivos e quais dados serão usados como base para a tomada de decisão.
A organização envolve a segurança e o armazenamento das informações no banco de dados. Esse pilar é tão importante quanto a coleta, pois facilita a busca e o acesso às informações.
A análise de dados, por outro lado, consiste em estudar as informações coletadas e armazenadas para a geração de insights para uma tomada de decisão estratégica. Nessa fase, a empresa deve utilizar métricas e indicadores que ajudam a interpretar os dados.
Já o compartilhamento envolve a entrega de dashboards e relatórios a todas as pessoas envolvidas no processo. Aqui entram diretores, gestores e até colaboradores. E o monitoramento serve para acompanhar os resultados, a fim de identificar erros e as necessidades de melhoria.
Ou seja, o Business Intelligence funciona, praticamente, como uma gestão inteligente de dados.
Quando a empresa investe em BI, ela consegue analisar um grande volume de informações em tempo real. E quanto mais fácil é o acesso a esses dados, mais segurança ela tem para elaborar estratégias e tomar decisões assertivas.
No entanto, não é só dessa forma que o BI pode impactar o dia a dia de uma empresa. A estratégia de Business Intelligence, quando aplicada corretamente, pode ajudar a empresa a otimizar também seus processos internos. Garantindo, assim, maior eficiência operacional e resultados mais consistentes.
A grande vantagem do Business Intelligence é que ele proporciona uma visão ampla para a tomada de decisão. No entanto, esse está longe de ser o único benefício. Abaixo, mostramos tudo o que a sua empresa pode ganhar ao investir em BI e adotar uma postura data-driven (ordenada por dados).
Ao investir em BI, a sua empresa pode melhorar a eficiência de vendas e a experiência do cliente porque todas as informações coletadas e analisadas facilitam a criação de novas estratégias para captação, atendimento e pós-vendas.
Ou seja, sua empresa pode ter retorno mais rápido sobre os investimentos, e esse dinheiro pode ser aplicado novamente em outros setores para aumentar ainda mais os ganhos.
Com o Business Intelligence e o Data Analytics, a sua empresa consegue adquirir mais conhecimento e visualizar o mercado como um todo.
Essa visibilidade vai ajudar na identificação de tendências e oportunidades de negócio, bem como detectar as necessidades de melhorias para impedir erros, corrigir problemas e potencializar resultados.
As ferramentas de BI são uma verdadeira mão na roda quando o assunto é captar e analisar informações sobre redes sociais e clientes. Outras fornecem notícias relevantes e atualizações frequentes sobre as principais tendências do mercado.
Como a sua empresa pode usar as ferramentas para ficar por dentro de absolutamente tudo que ocorre dentro e fora do ambiente corporativo, pode ser mais fácil para ela agir de forma estratégica, crescer e se manter competitiva.
E, então, já imaginava que investir em Inteligência de Mercado era tão importante para a tomada de decisão da sua empresa?
Se você gostou deste conteúdo, acesse o nosso e-book “Guia completo para investir em BI” e descubra quais ferramentas você deve utilizar para a aplicação do Business Intelligence e como a Kyros Consultoria pode ajudar!
Postado por Kyros Tecnologia em 24 fevereiro, 2022