Há algum tempo User Experience, ou UX, tem se tornado uma palavra-chave no universo de marketing e em especial no digital, já que a internet trouxe diferentes possibilidades de consumo de informação, navegação e pesquisas aos usuários, modificando a forma como as organizações viam suas estratégias e ações nesse meio.
Experiência do usuário, logo, se tornou determinante no lançamento de produtos, canais de interação, sites ou projetos voltados à comunicação, navegação e à mobilidade. Para te explicar melhor sua importância, preparamos as informações a seguir. Acompanhe:
O que é UX, qual sua importância e por que aplicar?
UX, como trouxemos, se refere à experiência do usuário, do inglês User Experience. Esse conceito visa a auxiliar na sensação que os clientes de determinada solução mobile experimenta ao ter contato com o produto -um site ou app no smartphone, por exemplo- para que ela seja a melhor possível e também para que se consiga extrair o máximo de benefícios.
Atualmente há que se considerar que, com a variedade de produtos e conteúdos ao dispor, o consumidor se tornou mais crítico e também menos disposto a “esperar” pelo alcance de determinada informação ou solução e o quanto ele é impactado.
Com a era digital e de imediatismo, o cliente busca uma navegação fácil e que lhe traga valor. Espera encontrar o que precisa com facilidade e disposto da melhor forma possível a ele.
Usabilidade, facilidade e intuitividade, com boa disposição de menus, uso de conteúdos dinâmicos, interação por voz, entre outras possibilidades, bem como adequado layout, menus, sua disponibilização, “arquitetura” -de informações e abas- e representação visual também influenciam nessa experiência.
No desenvolvimento de soluções, em especial de projetos gráficos ou produtos digitais, o chamado UX Design abrange aspectos que pensarão exatamente nessa estrutura para atingir tal objetivo.
Não é à toa que uma área conhecida como Design Instrucional também se dedica hoje a encontrar a melhor forma de dispor, pela experiência visual e de organização de conteúdo, informações essenciais para determinados grupos, como o caso de estudantes ou de colaboradores que participem de treinamentos ofertados por empresas em forma de plataformas EAD ou apostilas e materiais digitais para estudo.
Assim, dentre outros exemplos e possibilidades de aplicação, a comunicação e a solução, se torna mais efetiva nesses meios, bem como os conteúdos e informações que chegam a esse consumidor, a ajuda que ele recebe e os serviços de que consegue usufruir em seu dia a dia.
Vantagens do UX aplicado ao mobile
Por fim, podemos ressaltar as maiores vantagens existentes em iniciativas de empresas que decidem aplicar UX e suas interfaces ao mobile, tornando mais efetivas suas ações nessa área, tais como:
Cabe dizer que o UX, ao priorizar diretamente a experiência do usuário, consegue contribuir para o aprimoramento de produtos e maior nível de personalização deles, o que é essencial para que muitas empresas consigam se destacar da concorrência nos desafios que o mercado enfrenta hoje
E então, já pensou em utilizar UX para desenvolver aplicativos e soluções mobile em sua empresa? Que tal falar com a Kyros e solicitar ajuda para o produto que você precisa desenvolver?
Postado por Kyros Tecnologia em 11 setembro, 2019