Inovação e tecnologia são palavras que permeiam o dia a dia das empresas e da TI em geral. Para isso, há se que levar em conta que elas têm, atualmente, desafios, mas também oportunidades muito maiores do que antes em seus negócios, tendo em vista mudanças significativas no cenário tanto interno quanto externo mediante a competitividade e o surgimento de ferramentas novas.
Para começar 2019 com o pé direito, hoje iremos apresentar para vocês tendências de TI (Tecnologia da Informação), partindo de um estado emergente para impacto e uso mais amplo nas empresas. Também vamos abordar as que estão crescendo rapidamente com alto grau de variabilidade. Quer saber? Confira:
No campo da TI, o Gartner divulgou insights para 2019 sendo que a automação dos processos está no topo da lista. Muitos trabalhos se tornarão obsoletos à medida que a automação, os chatbots e o RPA (Robotic Process Automation) começarem a substituir funções em setores como bancário, agricultura, varejo, entre outros.
A chamada Internet das Coisas (IoT) também veio trazer mais autonomia para alguns processos. E essa é uma realidade que a empresa passa a contemplar não só para seu ambiente interno. Impacta também o desenvolvimento de produtos a seus clientes finais, a depender do segmento em que atua.
E como?
Um fabricante de geladeira, por exemplo, pode usar tecnologia da informação para equipar esse produto com funções diferenciadas. No entanto, o mesmo acontece com outros produtos convencionais. Até veículos, por meio de computador de bordo, poderão cada vez mais atender de forma personalizada a seu usuário (condutor).
Entretanto, em paralelo, ferramentas de análise de dados continuarão a se desenvolver. No caso, as que apoiam (dão suporte) à alta gestão e a setores de decisão de diferentes departamentos. Em relação a análises e uso de dados, ainda, a tendência também é crescer o uso de tecnologia.
Não à toa, a IBM defende que novos investimentos terão que ser feitos na área. Inclusive, de acordo com o relatório “2019 Marketing Trends” da empresa, recursos como inteligência artificial e aprendizado de máquina poderão contribuir em áreas como o marketing, já que é possível, por meio da análise de dados, por exemplo, a construção de serviços e estratégias cada vez mais personalizados. Isso permite criar maior “conexão” com o interesse dos usuários. Portanto, assim, desenvolver diferenciais e gerar maior identificação e valor para as marcas.
Segundo estimativas há perspectiva de aumento de procura por TI. Tanto profissionais que dominam parte técnica quanto alguns que podem auxiliar no know-how estratégico estarão entre os mais procurados. Isso porque as empresas precisarão investir cada vez mais em gerenciamento de seus sistemas para atuar em uma esfera tão importante.
Contudo, tal fator também exige pensar em ética e privacidade dos dados, o que reforça o foco em segurança.
Segundo o Gartner, até 2019, mais de 30% dos investimentos em software pelos 100 maiores fornecedores terá sido migrado para a nuvem. E até 2020, será registrado um valor de aproximadamente 72 bilhões de dólares de consumo por empresas de assinaturas e serviços em nuvem.
Portanto, o foco será cada vez mais no valor real dos dados. E também das ações feitas com eles, o que puxará investimentos.
E então, sua empresa está preparada para tendências e novos desafios da TI em 2019?
Que tal contar com a Kyros para te ajudar a implementar ferramentas importantes nela? Fale conosco e solicite um retorno comercial!
Postado por Kyros Tecnologia em 9 janeiro, 2019