8024
Tecnologia da informação deve avançar com as 10 profissões do futuro

A Quarta Revolução Industrial, impulsionada pela transformação digital, está criando uma demanda por milhões de novos empregos. O relatório Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy, do Fórum Econômico Mundial, realizado em 2020, traz dados sobre oportunidades emergentes de emprego na economia global.

Os dados revelam que 96 empregos em 7 grupos profissionais estão emergindo em conjunto, refletindo uma demanda mista de habilidades digitais e humanas que impulsionam o crescimento nas profissões do futuro. Os empregos do futuro deverão crescer 51% até 2022 e oferecerão 6,1 milhões de oportunidades globais.

Diante destes dados, conheça as 10 principais profissões da área detecnologia da informação em ascensão e reflita se está preparado para este novo mercado.

Por que a área de tecnologia é tão importante e está em ascensão nos últimos anos?

Se nos últimos anos a transformação digital invadiu todos os setoresda sociedade, causando disrupção e uma radical aceleração na digitalização de segmentos inteiros da economia. A transformação digital decorrente, principalmente, da globalização, trouxe recursos tecnológicos para o dia a dia e exerce grande influência no alcance de resultados efetivos nas empresas.

No Brasil, o setorde tecnologia cresceu, em média, 118% nos últimos 10 anos, segundo o Empresômetro, empresa de inteligência de negócios. O setor de serviços foi o que mais cresceu.

Os profissionais com conhecimentos e facilidade em tecnologia, inovação e áreas criativas se destacarão e algumas profissões serão fundamentais para que as empresas sobrevivam.

  1. Analista e cientista de dados

Analistas e cientistas lidam com dados brutos, convertendo-os em insights de negócios para ajudar os líderes empresariais e gestores a tomarem as melhores decisões.

Ambos aplicam técnicas de análise de dados, mas a sua abordagem, tecnologia e função diferem entre si. O analista avalia o impacto dos eventos nas operações diárias da organização. Já o cientista de dados analisa como os eventos impactarão o futuro da empresa.

Eles usam tecnologias por meio das quais podem acessar e analisar os dados em diferentes operações. Como os dados são gerados em um Big Data, é comum usar soluções de plataformas baseadas na nuvem.

A atuação de ambos é importante, pois enquanto na análise são exploradas as tendências passadas, o cientista de dados faz análises preditivas acerca delas.

2. Especialista em IA e Machine Learning

O especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning tem o domínio perfeito da ciência, matemática, engenharia e tecnologia. Ele projeta e cria objetos artificiais, que solucionem problemas ou executem seu trabalho de forma independente.

Ao mesmo tempo, pesquisa e desenvolve algoritmos utilizados na criação de sistemas inteligentes, dispositivos que fazem previsões sobre a demanda de produtos e serviços específicos, além de explorar o Big Data.

Sua importância está na proporção direta do crescimento da IA, que está mais presente nas nossas vidas, por causa de assistentes pessoais e da IoT (Internet das Coisas). O próximo passo será desenvolver formas para ensinar máquinas.

3. Desenvolvedor de software

Essa é uma das carreiras mais valorizadas do mercado, em função da internet e da computação. Os desenvolvedores de software criam programas a partir de um conjunto de códigos para automatizar processos organizacionais.

Eles compreendem, executam, realizam a manutenção e corrigem possíveis erros de programas, plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços da empresa.

4. Especialista em Big Data

Profissionais que lidam com bancos de dados estão entre os mais procurados do mercado. E para ter acesso a todos esses dados, o especialista em Big Data é capaz de colocar ordem no volume de dados produzido diariamente e extrair o máximo de seus recursos para a expansão da empresa.

A vantagem é que quanto mais acesso aos dados a empresa tiver, mais qualificados estarão seus processos e mais à frente da concorrência estará.

5. Especialista em transformação digital

O especialista em transformação digital trabalha visando a inovação e questiona a forma como os processos estão estruturados. Sua tarefa é reestruturar absorvendo uma cultura digital para ganhar produtividade. Para sua empresa realmente se inserir nesse contexto, a mudança deve ser completa. Além disso, toda a equipe de gestão deve entender o momento e se capacitar.

A transformação digital faz parte do progresso tecnológico. A função deste profissional é fazer a empresa entender seus objetivos, ter clareza sobre os entraves burocráticos e até onde está disposta a mudar o modo de agir.

6. Especialista em novas tecnologias

O especialista em novas tecnologias é um profissional antenado com as novas tendências de mercado. De acordo o Gartner, as 10 principais tendências de tecnologia estratégica para os próximos anos são: blockchain, inteligência artificial, computação de borda, privacidade e ética, computação quântica, experiências imersivas, análise aumentada, coisas autônomas e gêmeos digitais.

Eles ajudam as organizações a entenderem os benefícios das novas tendências e as formas de investir nelas. São fundamentais para aumentar a produtividade e competitividade da empresa.

7. Serviços de informação e tecnologia

Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma organização.

O processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, depois convertidos em informações úteis para a tomada de decisão.

É importante porque aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas para ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos. Vai além da informática e envolve pessoas, processos e tecnologia.

8. Gerente de operações

Gerente de operações é o responsável pela administração da produção de uma empresa. Sua responsabilidade é administrar os recursos envolvidos pela função produção da organização.

Entre suas responsabilidades diretas estão: conhecer os objetivos estratégicos da produção; desenvolver estas estratégias; cuidar de projeto (design) dos produtos, serviços e processos de produção; planejamento e controle de produção (PCP); e administração da qualidade total.

9. Profissional de marketing e vendas

O profissional de Marketing vem se reinventando nos últimos anos. Além de ser focado em criatividade, tem hoje outras exigências a atender. Por exemplo, a capacidade analítica de dados e foco em resultados. Afinal, com o avanço da era digital, os consumidores buscam produtos e serviços de outras formas.

Ele cria estratégias para tornar produtos ou serviços mais atraentes aos consumidores e aumentar as vendas. Para conquistar esse objetivo, ele precisa conhecer áreas como análise de dados, comportamento do consumidor, marketing digital, publicidade e vendas.

Tudo começa com estudos de mercado para entender quem é o consumidor. Assim, o profissional de marketing trabalha para antecipar e satisfazer os desejos de clientes e prospects. É o especialista que leva a marca aos consumidores.

10.  Especialista em desenvolvimento organizacional

Este especialista promove iniciativas para aumentar a participação dos colaboradores nas empresas. É uma nova visão que enfatiza as relações interpessoais e os processos grupais.

Vai trabalhar crenças, valores e estruturas organizacionais para melhorar a adaptação da empresa ao processo de inovação e ao mercado em geral. O que é muito importante para melhorar o clima organizacional.

Estas são as principais profissões do futuro. Se você gostou, fique por dentro das nossas vagas na página de oportunidades.

Postado por Kyros Tecnologia em 23 julho, 2020

[wpusb]

Leia Também

Comentários