Automatizar significa utilizar máquinas e funções programadas em dispositivos mecânicos, ou eletrônicos, para facilitar tarefas do dia a dia ou realizar tarefas padronizadas, otimizando e agilizando serviços ou mesmo procedimentos.
Na área de automação residencial, ligado à IoT, em que portas podem ser dotadas, entre outras, de sensores para abrir automaticamente ou lâmpadas acenderem ou apagarem “sozinhas” mediante comandos dados remotamente. É possível verificar se uma luz está acesa em sua casa pelo smartphone e “apagá-la” mesmo à distância, em comandos pelo próprio aparelho.
Já para as empresas, existe também recursos de robotic – RPA. Outras tarefas mais simples ou até mesmo complexas do dia a dia de empresas podem ser facilitadas por meio de tecnologia assim.
Segundo informações do relatório da Oxford Economics, o uso de robôs em todo mundo aumentou três vezes nas últimas duas décadas, para 2,25 milhões. Cabe lembrar que os chamados “robôs” podem também não ser exatamente máquinas físicas, mas sim representar funções em software e gerenciamento de informações, para competitividade.
No mundo dos negócios e setor de serviços especificamente, a automação também tem ganhado espaço em diferentes finalidades. Por isso, para te ajudar a entendê-la nesse cenário em específico trazemos algumas das possibilidades de aplicação a seguir:
Setor educacional
Na área educacional, algumas tarefas administrativas podem ser automatizadas, tanto a secretaria como o suporte ao aluno, matrícula, gestão de vagas, organização de quadro de horários, lançamento de faltas e controle do diário de classe, ou, no caso da EAD -educação a distância- a contagem de participação mediante acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, monitoramento e cobrança de inadimplentes ou disponibilização de conteúdos e controle do acervo da biblioteca.
Nesse último caso, aliás, a automação pode contribuir e muito para que se tenha melhor registro dos materiais de saída, bem como de dados para possível reposições ou atualizações de tempos em tempos.
Da mesma forma, a automação de tarefas pode ser estendida aos alunos, como inscrições para palestras e cursos, controle dos gastos, ou backups das informações, além de facilitar a comunicação com a comunidade acadêmica, especialmente se estiver integrado a um app.
Tudo isso pode ser feito por meio de programas pensados para facilitar esse controle e distribuição, diminuindo os riscos, inclusive, de falhas no registro manual pelo elevado número de solicitações ou movimentação.
Setor empresarial
Para as empresas, no que se refere a gerenciamento, a automação pode contribuir bastante. Aliás, cada vez mais tem sido aplicada à área de inteligência de negócios, de modo que seja possível estudar melhor o comportamento do consumidor e adequar serviços.
Hoje já é possível pensar em automação em negócios de ouvidoria, sistemas ERPs -que auxiliam na gestão-, CRM -sistemas de gerenciamento de dados ou histórico de interação dos clientes, para facilitar áreas de atendimento- e suporte –URAs-, de modo que se possa oferecer soluções e ajuda cada vez mais personalizada.
Também podem facilitar cotações e faturas ou call center virtuais, caso em que os chatbots, também por meio de automação, podem colaborar para melhor a experiência do consumidor que entra em contato por um site ou portal.
Igualmente é possível conseguir o gerenciamento de documentos e tarefas burocráticas ou mesmo agilizar a gestão fiscal e contábil, fazendo integração com o sistema do governo, organizando notas fiscais, apoiando a área comercial ou auxiliando em transações envolvendo comércio exterior.
Vendas e marketing
Por fim, as áreas de vendas e marketing também podem se beneficiar e muito da automação. Atualmente, já é comum ver departamentos de marketing nas empresas ou mesmo agências utilizarem ferramentas de automação de marketing, que ajudam a programar ações ou disparos de e-mail marketing, para citar uma possibilidade, a fim de não perderem nenhuma etapa importante em seus fluxos de marketing ou de seus clientes.
A vantagem está em permitir que, após o planejamento feito, seja possível cumprir todas as fases previstas na data certa e disparada ao público certo, tornando mais ágil o trabalho, mais certeiro, segmentado e direcionado, ficando mais fácil também monitorar e mensurar os resultados.
Sem contar que, com isso, tem-se otimização de tempo e mais horas disponíveis para que as equipes foquem no que é estratégico, como as ações de planejar, analisar os insights e tendências e validar o ROI -retornos sobre o investimento.
Com a automação, a equipe e força de vendas ganha também agilidade e automatização dos processos de compra e venda, além de controle de estoque, quando for o caso, facilitando o planejamento e atendimento do mercado e demandas.
E então, sua empresa enxerga alguma dessas possibilidades para serem agregadas em seu negócio? Que tal falar com a gente? Entre em contato com a Kyros e descubra como podemos te ajudar!
Postado por Kyros Tecnologia em 28 agosto, 2019