É fato que a internet avança constantemente. Assim, ela oferece cada vez mais opções de promoção e de contato entre usuário e empresa. E nesse cenário, alinhado à convergência de canais online/offline, o site continua sendo importante ferramenta para essa interação acontecer. Bem por isso, deve receber total atenção.
Mediante tal relevância, veja abaixo o que fazer para garantir que o seu tenha uma boa performance:
O cliente, em geral, não tem paciência com telas que “travam”.
Em primeiro lugar, é de suma importância investir em velocidade. E ter uma boa hospedagem.
O grande desafio é não desvincular esses fatores da qualidade. É preciso investir em ferramentas que além de melhorar a rapidez na troca de informação, também trabalhe no desempenho, com Layouts simples e sofisticados. Menus com rápido acesso, páginas de rolagem suaves, entre outras melhorarias a ser considerada.
Aliado a isto, um mecanismo avançado e inteligente de cache pode permitir a entrega rápida e eficiente de conteúdo dinâmico, assim como dos estáticos.
Ter um site responsivo, na maioria das vezes, é uma garantia de que não ocorrerão distorções em telas menores. Também evita transtornos ao abrir conteúdos considerados muito “pesados”. Uma vez que o sistema poderá identificar o dispositivo e velocidade da internet do visitante, torna o conteúdo adequado em cada caso.
Após montado o site, outro desafio é o gerenciamento do conteúdo. Aliás, não só ele como também sua atualização.
É de conhecimento que sites “estáticos”, sem conteúdo dinâmico, movimento e opções atualizadas que se adaptem ao que o consumidor procura, geralmente não chamam atenção e podem perder facilmente os visitantes para distrações online.
Com o gerenciador de conteúdo, entretanto, é mais fácil que a empresa faça atualizações e diminua o problema. Com ele, ela pode inserir de forma planejada e mais autônoma elementos essenciais para enriquecer a experiência do usuário, conforme oportunidades.
Dentre as boas alternativas estão WordPress, OWCS (Oracle WebCenter Sites), Joomla e Drupal.
Por fim, o ponto fundamental é saber qual respaldo seu site terá. Desde sua criação, concepção do projeto até a execução e acompanhamento. Isso tanto para criar quanto para implementar recursos em seu site, conforme a necessidade.
Ferramentas de CMS garantem maior autonomia, mas é importante lembrar que as fases de consultoria, escolha e implementação são decisivas. Elas atuam diretamente no modo como essa ferramenta irá funcionar depois. Então, para saber se a escolha é adequada para você ou não e garantir o preparo de sua equipe para gerenciar os parâmetros que darão ao site um bom desempenho, é preciso não ignorá-las.
Por isso, contar com know-how especializado é essencial (veja aqui algumas dicas da Kyros com base em sua experiência). É importante procurar fornecedores consolidados no mercado para garantir segurança e melhoria a longo prazo.
Entender quais as necessidades do seu site, se precisa desenvolver um site ou portal, quais elementos irão compô-lo e estar em destaque e até mesmo questões de design e engajamento (o que influencia ainda na navegabilidade, rapidez e intuitividade/interatividade) são pontos-chaves para decidir qual medida é a mais apropriada para seu projeto e trará maiores resultados a ele.
Atente sempre ao que deseja apresentar a seus clientes. E a quais funcionalidades desejará proporcionar a eles por meio do site. Pode ser um chatbot, para já agilizar o atendimento, ou recentemente, ainda, tem se discutido o incremento de RV (realidade virtual) ou RA (Realidade aumentada) em algumas aplicações pela internet, que podem ajudar o usuário a se engajar com o produto ou solução oferecida.
E então, sua empresa já tem um bom desenvolvedor de site, precisa refazer o seu, ou quer ajuda para começar do zero com sucesso?
Fale com a Kyros! Somos especialistas nas melhores ferramentas e podemos te auxiliar!
Postado por Kyros Tecnologia em 25 janeiro, 2019