Mais um ano se encerrando e a área de tecnologia dá sinais claros de contínua progressão. A maioria das empresas investe nesse mercado personalizando produtos e serviços e adaptando estratégias de venda e atendimento.
Para te ajudar a entender como IA e as tendências impactarão o varejo em 2020, preparamos as dicas a seguir! Confira! Vamos lá?!
Tecnologia orienta atendimento
Foi-se o tempo em que se pensava o gerenciamento de um varejo apenas a partir da perspectiva do gerente, do vendedor e da prática do bem atender. Hoje a gestão dessa área e do atendimento é a junção de conhecimento, empatia e tecnologia.
A capacidade de pesquisa do consumidor tem aumentado exponencialmente e é muito provável que, mesmo no momento de uma compra em loja física, ele esteja conectado à internet para obter informações além das que recebe do vendedor.
Sites e portais podem otimizar essa experiência, proporcionando ao cliente um atendimento todo orientado ao seu perfil, oferecendo em uma só visão o máximo de informações úteis possíveis sobre sua pesquisa, em todas as seções disponíveis, a fim de tornar a compra mais intuitiva e certeira.
Novos canais de vendas e intensificação do cross channel
Aliás, isso é algo que caminha lado a lado com a chamada cross media, outra tendência que ganha força no marketing. Para se ter uma ideia, na próxima Black Friday, a estimativa é que o comércio eletrônico cresça 18% em relação a 2018, segundo a ABComm.
Para as quilométricas filas nas lojas, devido à expectativa dos consumidores com a data, o cross channel ou o e-commerce, por exemplo, podem ser ótimas saídas para não perder vendas e otimizar ainda mais o aproveitamento das oportunidades. E essa mudança de hábitos evidentemente poderá se repetir não apenas na Black Friday do próximo ano e nas demais demandas sazonais como também nas compras habituais.
Oferecendo ao cliente a opção de comprar em um canal e receber o produto por outro a empresa pode ganhar agilidade e potencial no atendimento, destacando-se das demais que não estiverem preparadas no mesmo nível.
Live marketing
O varejo também deve embarcar nesta tendência de live marketing. Juntamente com a cross media e as redes sociais, clientes engajados com as marcas poderão, por meio do “marketing instantâneo”, ser impactados em tempo real por alguma ação de marketing, sendo imediatamente direcionados a consumir produtos no e-commerce.
Essa facilidade para “transportar” de uma realidade para outra cresce na medida que as mídias se convergem e os canais se integram. Desse modo, pode ser que o cliente esteja “falando” com a empresa ao vivo, em uma rede social, por exemplo, ou com um “bot” por meio de IA e já seja impactado com alguma mensagem sobre um novo produto ou por uma nova experiência, sendo conduzido para o portal integrado, interagindo sobre suas dúvidas e realizando a compra on-line na mesma hora.
E então, gostou de entender um pouquinho mais o que vem sendo discutido e apontado como tendência para o mercado? Se sente preparado para enfrentar a competitividade? Fale com a Kyros e solicite ajuda! Comece hoje mesmo a potencializar seu site (ou portal) e sua estratégia!
Postado por Flávio Nogueira em 13 novembro, 2019