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Portais e chatbots: fique por dentro!

Conforme a tecnologia avança, as empresas procuram adaptar seus canais e ferramentas de atendimento e, com isso, elevar a competitividade.

Hoje em dia, quando buscamos por assuntos, produtos ou serviços, encontramos diversas opções na Internet, e é justamente nesse ponto que uma experiência diferenciada ao visitar determinado site, pode influenciar, e muito, na decisão de compra, na conquista de autoridade ou na fidelização de um público.

Uma das experiências mais ricas do mercado, atualmente, são os chatbots. E é para que você compreenda melhor esta tecnologia, que escrevemos este post com informações e dicas imperdíveis sobre chatbots e portais, e como esta associação vem trazendo vantagens competitivas para negócios online ou para o consumidor multicanais.

Acompanhe:

Benefícios dos chatbots na web: comércio conversacional — o que é? 

Se antes, as páginas comerciais exigiam muita navegação para encontrar o que se procurava e se limitavam a dar informações básicas sobre o produto e em orientar o cliente a contatar ou a procurar a loja física para saber mais e realizar a compra, hoje em dia, a era das páginas estáticas acabou, e quem procura por páginas comerciais espera poder realizar, por ali mesmo, todas as etapas da compra, sem depender de nenhum contato direto com vendedores humanos.

As coisas mudaram, e as páginas são dinâmicas. Já é comum realizar todo o processo de compra, pelo site, sem intervenção humana. Interagir com os clientes nesses momentos e conduzi-los mais acertadamente pelas fases da jornada do consumidor até que ele realmente encontre o que está procurando, tal como ocorre em um atendimento presencial ou personalizado, é vantagem competitiva. Isso aumenta a satisfação, retém clientes e maximiza as possibilidades de vendas de um negócio.

A tecnologia evoluiu, e chegamos à era em que portais já podem ter um assistente virtual, e inteligente, que “dialogue” com o usuário, conduzindo-o na direção que realmente atenda a suas demandas e necessidades. Fazer parte desta vanguarda é essencial para se diferenciar da concorrência.

Logo, os chatbots (entenda  melhor aqui o que são ou para que servem) entram como ferramentas essenciais de “conversação” com os clientes, oferecendo ajuda inteligente e em tempo real para identificar interesses, tendências e perfil daquele consumidor, podendo apontar com maior precisão qual conteúdo lhe interessaria mais dentre o rol de opções que o portal oferece.

Eles geram, portanto, consideráveis conversões dentro dos portais (geração de leads) e também qualificação desses potenciais consumidores, para que cheguem já mais preparados à linha final de venda de determinado produto, ideia ou solução.

Portais e chatbots: o avanço da IA 

Nesse aspecto, os chamados “robôs” automatizados para serviços de chat se beneficiam bastante dos avanços da inteligência artificial para criar os mecanismos de identificação necessários para oferecer esse atendimento digital personalizado com a máxima qualidade possível.

Tipos de chatbots e seus diferenciais dentro dos portais

Hoje em dia já existem diversos tipos de chatbots que vêm apresentando excelentes resultados no mercado.

Alguns deles são:

Chatbots que auxiliam em tarefas comerciais ou em messenger:

Esse tipo de chatbot pode ser utilizado em portais que oferecem, por exemplo, opções de compras, de programação de eventos, viagens e outros similares. Eles oferecem uma interface mais dinâmica nas páginas, permitindo que o cliente, de forma mais intuitiva, encontre o produto ou serviço que mais lhe interessa ou que tenha as características que ele procura.

Eles podem surgir como janelas ou assistentes virtuais que fazem perguntas, oferecem ajuda para apresentar algum conteúdo ou dicas do que pode ser encontrado em cada aba do portal, mediante uma pergunta que o usuário responda.

De acordo com o Gartner, aliás, até 2020 os mecanismos de personalização inteligentes, usados ​​para reconhecer a intenção do cliente, permitirão aumentar os lucros em até 15%

Chatbots que oferecem suporte: 

Esse tipo de chatbot pode aparecer em um portal de forma proativa para oferecer ajuda mediante, por exemplo, uma palavra que o cliente digita no portal. Discretamente, esse bot pode prestar atenção em itens como localização para indicar ao cliente opções que sejam mais viáveis para ele ou conteúdos dentro do portal que se relacionem com a área em que ele está e, portanto, possam ser aproveitados na íntegra.

Chatbots de atendimento receptivo:

Já esse tipo de chatbot pode funcionar como uma “ponte” entre o potencial cliente e o portal. Se, por exemplo,  um cliente que já esteja inserido na etapa de compra precisar entrar em contato com a empresa online para obter algum tipo de ajuda ou suporte (sobre algum produto que já utilize, por exemplo), o bot pode “atendê-lo” de modo que o ajude a obter esclarecimentos de dúvidas e, se necessário, encaminhar alguma solicitação.

Não à toa, há dados que dão conta de que os chatbots já conseguem resolver de 70% a 90% dos problemas em alguns casos, substituindo, às vezes, até mesmo o primeiro nível de call center das companhias, inclusive, muitas vezes, em conjunto com plataformas como o próprio facebook.

E então, sua empresa já está conectada às novas tendências de interligação entre portais e chatbots? Precisa de ajuda para implementar essa tecnologia em seu site ou projeto de portal?  Fale já com a Kyros e não deixe esse diferencial de fora de seus serviços!

Postado por Kyros Tecnologia em 7 fevereiro, 2018

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