TI talvez nunca tenha sido uma área responsável somente pelo operacional, mas se antes os processos envolvendo tecnologia remetiam a algo muito mais técnico ou até mecanizado, hoje em dia o cenário está se tornando cada dia mais diferente, com a área de Analytics e BI, além dos famosos CRMs ajudando as empresas a serem cada vez mais estratégicas.
Neste post iremos elencar algumas das principais possibilidades que TI tem trazido para o negócio, mudando a forma como as empresas sondam seus consumidores e conseguem ajustar estratégias para melhor atendê-los. Quer saber mais? Então leia a seguir:
Automatização de processos em marketing
Já falamos aqui a respeito de RPA e automação de processos em diversos níveis nas empresas, mas o importante é entender que, especialmente ligada ao marketing, essa opção pode estar agregada ao planejamento e executar uma série de tarefas de forma mais rápida e sincronizada.
Por exemplo, diversas empresas e departamentos de marketing hoje em dia podem utilizar ferramentas e softwares que auxiliem na programação de disparos de e-mail marketing ou demais campanhas de marketing de acordo com um cronograma e planejamento prévio.
Desse modo, a empresa automatiza e agiliza etapas de marketing junto a um mailing cadastrado, que já esteja pré-disposto a receber informações. Com o auxílio desse recurso é possível controlar de forma muito mais efetiva a cadência das ações de marketing e divulgação que você desenvolve, garantindo que todas as promoções, lançamentos de produtos e serviços e chamadas cheguem no timing certo a seus clientes.
É uma forma de não esquecer envios importantes ou descontinuar atendimentos e abordagens, permitindo, ainda, incluir IA para que diferentes rumos sejam tomados a depender da resposta que o cliente dê àquela abordagem que recebeu, auxiliando no fluxo da jornada de compras desenhada.
Segmentar seu target
Recursos de TI e ferramentas de software em marketing também auxiliam na segmentação do seu público, o que é muito importante inclusive para começar o planejamento.
A segmentação inteligente de público permite adequar ações de marketing e de mídia amparadas por tecnologia e a desenvolver produtos, digitais ou não, mais ajustados às necessidades e expectativas desses consumidores.
Quando falamos especificamente de marketing, que se preocupa em gerar visibilidade para o negócio, um bom site, por exemplo, pode ser resultado justamente desse estudo e do desenvolvimento de técnicas que irão ajudar a colocar essa solução de forma mais bem posicionada para os visitantes, que por meio dela poderão se tornar leads e fazer novos negócios.
Integrando Analytics ao site e monitorando a performance, é possível fazer melhorias contínuas e contribuir para maior empoderamento das áreas por meio de insights que surjam desse desempenho.
Recursos de TI na experiência do seu cliente
Realidade aumentada, recursos mais desenvolvidos para navegação no site, menus mais dinâmicos, apps integrados, servidores mais robustos, entre outras opções que podem ser personalizadas, de acordo com cada empresa, podem facilitar a navegação e tornar o site diferenciado da maioria dos demais existentes no mercado.
Por trás disso, pode existir um bom trabalho de programação (front-end e back-end) ou suporte de TI e desenvolvimento, permitindo uma experiência visualmente mais atrativa, além de intuitiva, rápida e encantadora aos clientes.
Dessa maneira, os canais que os potenciais consumidores têm para lidar com a empresa são cada vez mais valorizados e aprimorados e o trabalho de TI contribui para user experience como um todo, ajudando a alavancar a experiência que eles vivenciam com sua empresa, potencializando seus esforços de marketing e negócios.
E então, sua empresa já tem ferramentas de TI e inteligência de negócios que contribuam para análises adequadas do cenário que ela enfrenta, sabendo utilizar informações com ética e proteção?Fale com a Kyros! Podemos te ajudar!
Postado por Kyros Tecnologia em 12 dezembro, 2019