Na era da transformação digital, destacam-se as empresas que melhor gerenciam as suas informações. Embora existentes apenas no mundo digital, os dados representam o que as empresas possuem de mais precioso.
Portanto é fundamental administrar o seu banco de dados com muito cuidado, para manter um alto nível de segurança e também para tirar dele o máximo proveito em termos de análises de informações (business intelligence).
Se você preza pela relação custo x benefício para encontrar uma solução para o gerenciamento de dados, o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGBDR), Db2, produzido pela IBM, é definitivamente a solução.
Entenda o motivo!
O Db2 da IBM é o SGBDR mais democrático existente no mercado, isso se dá pelo fato de que ele pode atender a todos os públicos.
A ferramenta pode ser executada a partir de plataformas como Windows, Linux e UNIX, ou até mesmo o z/OS, sistema operacional dos mainframes. Sua operação pode ser dada por meio de diversas linguagens, que vão do COBOL ao Java.
Também possui uma versão exclusiva para o público developer, denominada Community, que possui as mesmas possibilidades, entretanto com recursos reduzidos, que podem exigir apenas 16GB de memória, 4 núcleos do processador e 100 GB de armazenamento.
O armazenamento de dados pode ser realizado por meio de backups locais ou então na nuvem, sendo os seguintes ambientes capacitados para gerenciar dados estruturados e não estruturados:
Nuvem pública: Habilitada para utilização em serviços do modelo SaaS (do inglês – Software como Serviço), permitindo um maior alcance dos recursos locais, por meio da internet.
Nuvem privada: Maior confiabilidade na gestão de recursos internos que devem ser utilizados apenas por um negócio específico.
On premises: Para uma gestão completamente interna, oferecendo um alto nível de segurança e confiabilidade na gestão dos dados.
O gerenciamento de dados precisa ser administrado com nível de prioridade máxima pelas empresas, afinal, essa gestão irá refletir na imagem da empresa perante o mercado!
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre gerenciamento de dados por meio deste post!
Data Base: Desenvolvido em mecanismos de banco de dados Common SQL, o Db2 utiliza de recursos de IA (Inteligência Artificial) para oferecer uma rica experiência aos seus usuários.
Data Warehouse: É um storage, voltado para o armazenamento de grandes quantias de dados. Seu foco é o rápido processamento de dados voltados para BI – Business Intelligence.
Data Lake: Com um ambiente altamente escalável e o foco em lidar com grandes processamentos de dados, o Data Lake é a solução do Db2 para o gerenciamento de dados híbridos (local e cloud).
Abaixo você pode conferir algumas vantagens que são notáveis por aqueles que decidem optar pela utilização do IBM Db2:
Inovação Constante: Atualizada com o que há de mais recente no mercado tecnológico, a ferramenta possibilita uma gestão segura e eficaz de seus dados híbridos, fornecendo valiosos insights, que colocam seu negócio em harmonia com a transformação digital.
Recursos com IA: Com o auxílio de recursos avançados de Inteligência Artificial, o Db2 é capaz de trazer até você leituras aprofundadas a respeito do perfil de seus clientes. Essa leitura permite uma oferta personalizada de soluções ao cliente final.
Confiança: Confiança e credibilidade marcam a trajetória da IBM, líder em atuação na gestão de dados. Desde 1983, uma referência na oferta de soluções revolucionárias para bancos de dados.
Já é usuário de alguma solução Oracle e pretende fazer a alteração? Então aqui vai uma novidade, você pode economizar até 80% ao mudar de um banco de dados Oracle para Db2, da IBM!
E o melhor, você pode migrar todo o material já existente para a nova estrutura, de uma forma simples, aproveitando os recursos da nuvem híbrida com análises de autoatendimento e governança integrada.
São duas as possibilidades de migração e elas variam de acordo com a sua necessidade.
A primeira opção é voltada para a execução de aplicativos que precisam de um banco de dados robusto, com alto nível de segurança.
Já a segunda opção é voltada para negócios que precisam de uma grande segurança nas informações provenientes de softwares do modelo SAP. É sem dúvidas a maior das demandas comerciais.
Por isso é importante aprofundar um pouco mais sobre a integração. Os benefícios de executar SAP no banco de dados Db2 incluem:
Escalabilidade: Precisa reorganizar seus recursos? Sem problemas, o console intuitivo do Db2 permite que você escale a RAM e o armazenamento de forma totalmente independente.
Virtualização: Conte com as análises gráficas avançadas para analisar o status de seu armazenamento.
Backups diários: Os backups acontecem de forma diária e permitem que você os restaure para um ponto específico dentro do período de até 14 dias.
Conexões seguras: Utilize tranquilamente aplicações via API que dependam de soluções como JDBC, OLE, CLI, .NET e SQLJ.
A experiência dos clientes que já utilizam o IBM Db2 fala por si só, como é o caso da Groupe France Mutuelle, liderada pelo CIO Jean-Yves Pignier, que observou seu negócio ser transformado ao optar por uma nova solução de Business Intelligence:
“Ao migrar nosso sistema de administração de seguro principal para o IBM Db2, cortamos custos de licenciamento e administração de banco de dados em 80%.”
Além de reduzir os custos em 80%, a empresa passou a contar com 30% a mais de de agilidade na compilação de dados com o Db2. A empresa espera obter o seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) em menos de dois anos.
É bastante nítido que o Db2 é a solução que mais se destaca no mercado. A Kyros Tecnologia, que é revendedora autorizada de soluções IBM no Brasil, te convida a conhecer mais sobre essas possibilidades em sua página oficial, envie uma mensagem!
Postado por Kyros Tecnologia em 19 abril, 2021