O avanço da tecnologia, responsável por permitir cada vez mais às pessoas maior flexibilidade e comunicação em tempo real — de modo que seja possível compartilhar conteúdos, interagir e realizar diversos tipos de tarefas de onde quer que se esteja a partir de dispositivos móveis — trouxe praticidade e inúmeras vantagens.
Por competitividade das empresas isso representou o surgimento de novas possibilidades para tentar criar aproximação positiva com um público-alvo, como o desenvolvimento de aplicativos para diferentes tipos de negócios, permitindo entregar utilidade aos consumidores e criar engajamento antes mesmo que adquiram produtos ou serviços.
Nesse ponto, aplicativos com atributos de inteligência artificial bem executados possibilitam ganhar destaque entre os concorrentes, possibilitando tornar a interação, utilização e navegação mais interessantes e estratégicas.
Para que você consiga entender melhor como inteligência artificial e mobile se interligam nesse quesito, veja a seguir aspectos de como deixar o aplicativo mais interessante com a união desses dois conceitos:
Em primeiro lugar, é possível utilizar inteligência artificial em aplicativos para de fato aproximá-los do que o cliente espera já desde os primeiros contatos e torná-la um aliado no aumento das taxas de engajamento e retenção.
Um exemplo é a otimização do processo de onboarding do cliente ao baixar um aplicativo —que, por sua vez, se torna muito mais atrativo e agradável se houver algum atributo de inteligência artificial incorporado.
Isso porque onboarding se refere justamente ao processo de “boas-vindas” do cliente, à “imersão” do cliente naquela solução e à tentativa de entregar valor para ele já desde a primeira experiência que tem com uma aplicação, causando uma boa impressão.
Com inteligência artificial aplicada a esse contexto é possível identificar interesses e padrões desse usuário logo no início, ao baixar determinado aplicativo, configurando-o para entender e responder às preferências, estilo e expectativas do consumidor desde o começo, guiando-o adequadamente pelas opções disponíveis.
Outro fator muito importante na hora de desenvolver um aplicativo é trabalhar com elementos mais envolventes durante o uso e até mesmo personalizar a interface da aplicação de forma benéfica, dando destaque ao que for mais interessante para o usuário dentre o que a empresa tiver para oferecer.
Após a conquista inicial da atenção do cliente como tratado no tópico anterior, é importante não abandonar essa experiência e continuar cuidando dela, procurando manter a motivação do usuário em permanecer na jornada do consumidor com o aplicativo.
Vale lembrar, portanto, que aí podem entrar, ainda, fatores da chamada gamificação (leia mais aqui sobre esse termo), de modo que ao longo da experiência com a utilização ele continue incentivado a interagir e a enxergar vantagens nesse processo.
Em um aplicativo de compras esse atributo pode significar que o usuário sempre tenha essa aplicação como referência de ajuda útil e volte a usá-la quando precisar realizar uma nova busca por produtos, preços e alternativas, por exemplo.
Por meio de algoritmos e demais mecanismos que consigam reconhecer as intenções do cliente e atendê-lo — ousa-se dizer — de uma maneira bem próxima do que um atendente presencialmente faria, por exemplo, cria-se uma interação mais proveitosa, na qual é possível antecipar-se às necessidades dos clientes. Isso pode vir de uma funcionalidade que sugira opções pré-indicadas dentro do aplicativo quando o usuário digitar algum termo, por exemplo.
Isso lhe fará ganhar tempo e encontrar opções mais certeiras, além de permitir que ele possa descobrir a existência de produtos, serviços ou um caminho que nem mesmo imaginava existir para solucionar um problema.
Por outro lado, a empresa consegue manter-se mais capaz de apresentar as ofertas certas e também, ao analisar esse processo de interação, de obter insights importantes para basear seu processo de decisões, implementando melhorias e inovação contínuas ao aplicativo, o que dá mais e mais força à sua estratégia de engajamento. Isso reflete diretamente na satisfação dos clientes e nos resultados que a empresa obtém com esses investimentos.
E então, sua empresa já investe em recursos e aplicativos nesse sentido capazes de agregar valor à experiência de seu cliente e aumentar seus resultados? Quer descobrir mais sobre o assunto? Aproveite também para entender melhor sobre a experiência do cliente e por que pensar em mobile!
Postado por Kyros Tecnologia em 3 maio, 2018