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Home office: tendências e soluções tecnológicas inovadoras

A pandemia e a crise provocadas pelo coronavírus afetaram o mundo não apenas nas questões de saúde, mas também na economia de muitos países. Para enfrentar esse momento de cautela e incertezas, as empresas estão se reinventando.

Nesse cenário, soluções tecnológicas inovadoras ganham espaço e reforçam tendências de otimização de processos e aumento de produtividade.

Esses são assuntos bastante discutidos nos dias de hoje, principalmente diante da adoção do home office por muitas empresas.

Termos como transformação digital, Inteligência Artificial (AI, sigla em inglês) e gamificação, ou gamification, ganharam força no mundo corporativo.

Porém, muitas empresas ainda têm dúvidas do que podem fazer para dar um gás nos negócios e não perder clientes, mas sim ganhar novos.

A boa notícia é que é possível ser inovador durante a crise. Descubra nesse post as ferramentas que podem ajudar as organizações nesse momento e aumentar a produtividade das equipes, enquanto a empresa atende o cliente da melhor forma.

Plataformas de automação

Automatizar processos e atividades rotineiras traz uma série de benefícios às companhias, como maior produtividade, redução de chances de erros e ganho de eficiência nos departamentos.

Duas excelentes ferramentas de automação proporcionadas pela AI, que aparecem entre as grandes tendências do momento, são os RPAs (Robotic Process Automation) e os assistentes virtuais.

Em setores como comercial, Administrativo e Recursos Humanos, contar com RPA faz a diferença no dia a dia, automatizando, por meio de robôs, tarefas simples e repetitivas, mas que muitas vezes demandam tempo.

Já os assistentes virtuais, também chamados de chatbots, são uma excelente alternativa para tirar dúvidas frequentes de clientes e funcionários sobre assuntos diversos. É comum que os colaboradores de alguns departamentos percam muito tempo respondendo a perguntas, tanto de outros colegas quanto de consumidores ou pessoas interessadas no produto ou serviço da organização. Dessa forma, os chatbots são um ótimo aliado para melhorar a experiência do usuário, seja ele um cliente ou um funcionário.

Ao automatizar esses processos, além de oferecer um relacionamento padrão e de qualidade usando a transformação digital, ainda é possível liberar os funcionários para focarem em atividades mais importantes e estratégicas para o negócio.

A automação, seja ela via RPA ou chatbot, é uma tendência que será cada vez mais adotada pelas companhias. Por que não aproveitar esse momento para testar inovações como essa?

Sites e portais

Um site ou portal, muitas vezes, é a porta de entrada da sua empresa para possíveis novos clientes.

Na era do consumidor digital, eles desempenham um papel muito importante e muitas vezes, determinante para uma tomada de decisão do cliente.

É preciso que o site ou portal de uma organização tenha qualidade, reúna todas as informações necessárias, seja intuitivo e fácil de mexer, e tenha um atendimento online de qualidade para oferecer uma experiência diferenciada.

Uma dica essencial é focar em UX Design ou User Experience (experiência do usuário) na hora de construir um site. Dessa forma, o visitante terá a melhor experiência e maiores chances de fechar negócio, além de a sua empresa transmitir credibilidade.

Mobile e aplicativos

O futuro é mobile, afinal, os dispositivos móveis já conquistaram seu espaço. Dessa forma, com grandes negócios acontecendo pelo celular, a sua empresa precisa ter um site responsivo.

Site ou portal responsivo é aquele que se adapta a diferentes dispositivos, como celular, tablet e computador, sem impactar a experiência do usuário. Investir em sites responsivos é uma grande vantagem competitiva nos dias de hoje.

Os aplicativos também estão em alta. Sejam eles híbridos, nativos ou progressivos, os apps, hoje, fazem parte das estratégias de marketing digital da maioria das organizações.

E esse isolamento provocado pela pandemia reforçou a importância dos aplicativos no nosso dia a dia. Seja para pedir comida em casa, ou fazer uma reunião de trabalho a distância, lá estão os apps facilitando processos.

Gestão de projetos e novas metodologias

Como está a produtividade na sua empresa? Os profissionais estão engajados para fazer suas entregas no prazo e esforço previsto e com qualidade?

Atualmente, existe uma série de metodologias e ferramentas para ajudar na gestão de projetos, que possibilitam, entre outras coisas, a enumeração das atividades e maior controle das entregas.

Isso auxilia no planejamento e realização das ações, considerando os limitadores de tempo e o perfil de execução dos recursos.

Uma metodologia que vem sendo cada vez mais explorada dentro das organizações é a gamificação. Ela ajuda a aumentar a produtividade e engajar os funcionários por meio do uso de estratégias de games, que dentre outras coisas, estabelece um objetivo claro para os colaboradores e os reconhecem por boas práticas do dia-a-dia em um sistema de feedback em tempo real.

A gamificação é uma ótima alternativa para manter as equipes engajadas nos projetos da empresa mesmo trabalhando em home office, um dos grandes impactos dessa pandemia.

benefícios da gamificação
Benefícios da Gamificação

Business Intelligence

Analisar o que está sendo feito para a tomada de decisões mais assertivas visando o crescimento da empresa é um grande diferencial na atualidade.

Nesse contexto, ferramentas de Business Intelligence e seus relatórios detalhados surgem como uma importante ferramenta proporcionada pela transformação digital.

Organizações de todos os tamanhos e áreas de atuação podem se beneficiar desse recurso para estudar a performance dos departamentos e ter indicadores em tempo real no momento de tomar decisões.

Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, dados e informações sobre o andamento do negócio são fundamentais para verificar os setores com melhor desempenho, os gargalos e fazer projeções futuras.

Outra grande vantagem do Business Intelligence é que seus dados podem ser acessados e compartilhados rapidamente com todos os interessados.

Com muitas empresas trabalhando no modelo home office, a distância física não é uma barreira para as ferramentas de BI. Afinal, tecnologia e negócios caminham juntos.

Agora que você já sabe a importância de usar soluções tecnológicas inovadoras a favor das empresas nesse momento de pandemia e crise, baixe um infográfico completo para entender a diferença do processo convencional com o digital dentro das organizações.

Postado por Kyros Tecnologia em 11 junho, 2020

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