Não é de hoje que a internet faz parte das nossas vidas. E nessas imensas redes de conexões, vivemos boa parte do nosso tempo ligados à ela, seja trabalhando ou como lazer, por isso a segurança na internet é indispensável!
Dessa forma, você sabia que dia 08 de fevereiro é considerado o dia internacional da internet segura ou em inglês, Safer Internet Day?
Atualmente, esse dia é comemorado em cerca de 170 países no mundo todo desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e Comissão Europeia.
Essa comemoração tem como objetivo promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.
Portanto, como a Kyros se preocupa em manter todos seguros, confira nesse artigo algumas dicas de como evitar golpes e de manter a sua privacidade neste mundo virtual.
Segundo uma pesquisa conduzida pelo Google com pais e professores em celebração ao dia revelou que no Brasil 91% dos docentes precisam de mais recursos para ensinar sobre cibersegurança de maneira eficaz às crianças, que na maioria dos casos, a partir dos seus dez anos de idade já começam a se conectar à web.
Além disso, segundo o levantamento do buscador, entre as principais preocupações dos entrevistados estão a privacidade, prevenir o cyberbullying, evitar conteúdo impróprio, compartilhar informações com cuidado e evitar golpes.
E o que é o cyberbullying?
De forma bem resumida é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Ele pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar alguma outra pessoa.
E como posso evitar o cyberbullying contra mim e minha família?
Segue as dicas:
São cada vez mais comuns os casos de golpistas que recorrem à tecnologia hodiernamente. Essas pessoas são chamadas de cybercriminosos e nesse ambiente eles cometem crimes na internet utilizando várias técnicas para provocar suas vítimas.
Dessa forma, durante a pandemia do coronavírus, o número de golpes aplicados pela internet aumentou expressivamente e segundo a Serasa Experian, a cada oito segundos, um brasileiro sofre uma tentativa de fraude.
Confira os golpes mais comum:
Se você ainda não caiu em golpes virtuais, sua tarefa é a prevenção. Felizmente, existem algumas medidas bem simples que você pode tomar para se proteger de um golpe pela Internet.
Siga as dicas aqui:
Calma tem algumas medidas que você pode tomar para minimizar os prejuízos.
Ao notar que caiu em um golpe pela Internet, a primeira coisa que você deve fazer é acionar a polícia. Procure uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência, para que a situação fique registrada.
Em seguida, bloqueie cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros que você considera que podem estar expostos. Assim você evita, por exemplo, que seu cartão seja clonado.
E, aproveitando o dia hoje, Dia da Internet Segura, trouxemos uma breve explicação do que se trata a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Os objetivos da LGPD são:
Também tem como foco a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, de acordo com os parâmetros internacionais existentes.
Caso queira saber mais sobre a LGPD, acesse clicando aqui: artigo completo sobre a LGPD.
Portanto, o que fica de lição para todos é aquela velha frase que vale ser lembrada sempre: todo cuidado é pouco!
Gostou das dicas?
Acompanhe nosso blog e veja nossos outros últimos artigos:
Caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco na nossa aba de contatos!
Postado por Kyros Tecnologia em 8 fevereiro, 2022