Como está a produtividade dos colaboradores nos treinamentos da empresa? Com a tecnologia dominando diversos setores do dia a dia, a metodologia da gamificação aplicada ao mobile surge como uma excelente opção para engajar as equipes.
Por meio de competições saudáveis e divertidas, é possível estabelecer metas, apresentar indicadores e melhorar toda a performance da empresa. E a boa notícia é que esse recurso não é difícil de implantar e está ao alcance de companhias de todos os portes e segmentos.
Descubra neste artigo como a gamificação contribui para conquistar a adesão nos treinamentos e, consequentemente, aumentar a produtividade dos times.
A gamificação, ou, em inglês, gamification, consiste na utilização de técnicas aplicadas em jogos a outros processos que fogem do ambiente convencional dos games.
A meta principal é estimular que os participantes envolvam-se com o que é proposto, explorando características inerentes aos seres humanos, como cooperação, senso de realização e competitividade.
Essa metodologia é cada vez mais usada dentro das empresas para incentivar a participação em treinamentos, aumentando a produtividade e o engajamento dos funcionários.
E um dos seus grandes diferenciais é a possibilidade de implementar a gamificação no universo mobile. Isso facilita a adesão, uma vez que os dispositivos móveis já fazem parte da rotina das pessoas com seus aplicativos e funcionalidades.
Um estudo divulgado pelo NPD Group aponta que mais de 80% dos brasileiros entre 13 e 59 anos jogam, nas mais diferentes plataformas, alguma espécie de game. Esse número reforça a eficiência da metodologia da gamificação, ao trazer para o ambiente corporativo um hábito que já faz parte da vida das pessoas.
Essa metodologia traz uma série de vantagens para as empresas e seus colaboradores. Descubra na tabela abaixo as principais delas:
Além desses benefícios, a gamificação baseia-se em três pilares:
Agilidade na aprendizagem:
Um dos grandes diferenciais dessa metodologia é tornar o processo muito mais rápido e agradável aos colaboradores.
Ao sentirem prazer em participar de treinamentos diferentes do comum, os próprios funcionários querem avançar para as próximas fases. Isso traz mais agilidade e rapidez, além de motivar a troca de experiências e conhecimentos entre os membros da equipe.
Engajamento das pessoas:
Engajar times, muitas vezes, é desafiador para os gestores. Se a sua companhia está enfrentando problemas e dificuldades, esse desafio é ainda maior.
E aqui a metodologia da gamificação surge como uma excelente alternativa aos treinamentos convencionais.
A melhor forma de alavancar os números da empresa é por meio da melhora na performance dos seus colaboradores. E para um crescimento na curva de desempenho dos funcionários, promover treinamentos é fundamental. Porém, de nada adianta oferecer o curso sem engajamento e participação: a meta não será alcançada ao final.
A gamificação promove o envolvimento por seus métodos inovadores e que fogem dos modelos tradicionais. Além disso, são muitas as possibilidades de games que podem ser implementados. Isso permite que, de tempos em tempos, as regras mudem e tudo seja novamente novidade para os colaboradores.
Reconhecimento:
Motivar a sua equipe através do reconhecimento é muito importante para toda a organização. O funcionário sente-se parte da empresa e feliz por ser reconhecido pelos seus esforços em qualquer situação.
Quando isso acontece dentro de um game, onde o espírito de equipe e colaboração é ampliado durante os treinamentos, o colaborador sente-se ainda mais satisfeito.
Dessa forma, a organização ganha produtividade e melhores indicadores e resultados.
Confira a seguir as principais regras que compõem a metodologia da gamificação.
Utilização de Badges
O uso de badges, ou medalhas digitais, é uma ótima forma de motivar o comprometimento da equipe com essa metodologia e melhorar os indicadores da empresa.
É possível cadastrar badges para diversos eventos dentro do game, como término de metas em determinado intervalo de tempo, finalização de fases do jogo, término do game, por números de logins via mobile e por outros eventos dentro do portal usado.
Sistema de Rankings
Ao apresentar rankings atualizados de tempos em tempos, essa metodologia promove uma competição saudável entre os colaboradores e o desejo de participação, pois as pessoas têm a tendência de quererem ser vistas entre os primeiros lugares.
Isso aumenta o engajamento e a produtividade dos funcionários envolvidos, o que reflete em benefícios para toda a empresa a curto, médio e longo prazo.
Barra de Progresso
Essa é outra ferramenta muito interessante da metodologia de gamificação. Por meio de barras de progresso é possível mostrar aos usuários os seus progressos ao longo do jogo.
Ao ver a barra sendo preenchida, o colaborador tem um sentimento recompensador de que está realizando avanços com o passar do tempo e com sua dedicação. Isso também o motiva a seguir em frente e dar o seu melhor.
Conquistas
Outro destaque do funcionamento da gamificação são as conquistas e recompensas oferecidas ao longo do game. As pessoas gostam de ser valorizadas e receber algo, mesmo que essa recompensa seja apenas uma figura na internet ou sua foto em destaque na empresa.
Agora que você já sabe como a gamificação pode melhorar a produtividade e os indicadores do seu time, confira um infográfico completo sobre Lean Digital Gamification. Neste material, você entenderá a diferença entre o processo convencional e o digital nas organizações. Baixe já!
Postado por Kyros Tecnologia em 15 abril, 2020