Você sabe o que significa o conceito de gamificação e a sua importância para o design organizacional da sua empresa? O conceito pode ser aplicado a ferramentas que facilitam o trabalho dos gestores e ajuda a alocar as pessoas certas em cada projeto. Isso tudo por meio do chamado mapa de competências, que permite organizar suas equipes e descobrir os trunfos que elas têm com base nas potencialidades e no desempenho de cada profissional.
No post de hoje, vamos explicar melhor o que é a gamificação e qual a relevância dessa estratégia para o setor de RH, seja para suportar o trabalho remoto ou para otimizar a experiência do usuário no mundo dos negócios. Quer saber mais e fazer a sua empresa passar de fase?
Então leia nosso post agora mesmo!
A gamificação não é apenas um hype do mercado. Ela chegou para ficar e deve progredir ainda mais com a intensa transformação digital em curso. Hoje, por exemplo, a Kyros já desenvolve a Lean Digital Gamification, um programa corporativo contínuo de melhoria e otimização de processos, produtos, serviços e custos aliado a uma Jornada de Transformação Digital e Comportamental baseada no conceito de gamificação.
A gamificação diz respeito à utilização de estratégias e técnicas tradicionalmente aplicadas ao design de jogos para diferentes contextos, como o ambiente organizacional. O objetivo desse modelo é envolver os usuários a partir de uma estrutura que estabelece metas e promove recompensas, como em um jogo com objetivos a cumprir, fases e prêmios.
Essa estratégia aliada à tecnologia também visa criar uma atmosfera lúdica para estimular os “jogadores” e mantê-los engajados em sua missão a partir da contagem do score que cada um tem. Pensando no mundo dos negócios e na gestão de equipes, esse é um modelo bastante promissor e que já traz excelentes resultados.
Aplicar essa estratégia dentro de casa traz criatividade e inovação para a sua empresa. Venha descobrir mais benefícios desse modelo a seguir!
Um mapa de competências é uma poderosa ferramenta de gestão para a sua empresa. Isso porque ele permite identificar os pontos fortes e fracos das equipes, e, a partir disso, as ações estratégicas podem ser alinhadas de acordo com os resultados.
A gamificação aliada ao uso de tecnologia é bastante relevante para esse contexto. Ferramentas que utilizam a estratégia de gamificação, por exemplo, podem oferecer um dashboard interativo, por meio do qual os gestores propõem missões a serem realizadas pelos colaboradores que estejam alinhadas ao seu nível de conhecimento naquela competência, engajando o profissional na realização dessas missões. Além disso, os líderes ainda conseguem acompanhar como estão as demandas, quais são os tempos de execução e a expertise dos players para realizar.
O modelo de gamificação aplicado ao design organizacional também oferece maior autonomia aos colaboradores. Isso porque ele aumenta a transparência no ambiente de trabalho e o autoconhecimento dos funcionários sobre o próprio desempenho. Assim, eles podem escolher quais as competências querem aprimorar.
Uma ferramenta que utiliza gamificação aplicada ao RH é ideal para os gestores. Afinal, com ela, é possível alocar os talentos certos para as atividades nas quais esses profissionais são mais preparados para desempenhar as funções e responsabilidades.
Por meio do mapa de competências, o RH consegue identificar quais talentos predominam na empresa e quais devem ser procurados no mercado ou capacitados internamente para complementar as equipes.
Além disso, com a gamificação, a formação dos times para projetos é simplificada. Nesse cenário, o gestor busca quais talentos são os melhores para a realização de uma tarefa específica com excelência, observando tanto as hard skills, como as soft skills.
Assim, os trunfos da empresa poderão ser aproveitados da melhor maneira (tanto para o negócio como para eles mesmos). O resultado é um nível maior de satisfação dos profissionais com os seus respectivos trabalhos, já que suas potências estão sendo exploradas.
Além disso, como a gamificação pode envolver o uso de tecnologia, ela permite gerar feedbacks automáticos, permitindo que os colaboradores acompanhem a sua evolução nas competências que têm.
Além dos benefícios que a gamificação traz para a gestão de equipes, ela também contribui para maior eficiência dos colaboradores em home office. Em época de coronavírus, diversas empresas tiveram que adotar e se adaptar ao trabalho remoto. Por isso, um sistema que se vale dessa estratégia é uma ótima alternativa para manter o foco dos colaboradores nas atividades que precisam ser feitas.
Uma ferramenta de gestão aliada ao conceito de gamificação permite realizar o monitoramento da performance dos profissionais a distância, o que contribui para manter o time coeso. Além disso, essa dinâmica melhora a comunicação entre as equipes e mantém o engajamento dos funcionários, mesmo que eles estejam em um ambiente com algumas distrações.
Garantir o foco dos times é um grande desafio dos líderes, inclusive em uma situação que os funcionários estão trabalhando remotamente. Por isso, apostar na tecnologia é uma saída a ser considerada para completar sua missão como gestor.
Como a gamificação impacta a experiência no mundo dos negócios? A gamificação comportamental valoriza a autonomia e a autogestão das pessoas, a felicidade e o crescimento proativo e contínuo dos profissionais, além da criatividade e inovação dentro da empresa.
Por valorizar a vida e tempo das pessoas nos negócios, a Kyros vai lançar em breve uma solução que promete facilitar a gestão da empresa e dos profissionais com maior transparência.
O objetivo dessa iniciativa é promover a sinergia entre colaboradores e parceiros, a fim de gerar uma transformação de comportamento e elevar a experiência dos profissionais na nova era do trabalho.
E aí, conseguiu entender o conceito de gamificação? Esperamos que tenha ficado claro como o seu uso é positivo para o ambiente empresarial e para a transformação do comportamento dos seus colaboradores. Para mais conteúdos como este, que tal conferir nosso blog e acompanhar os outros posts?
Até a próxima fase, tripulante da nave Kyros!
Postado por Kyros Tecnologia em 17 novembro, 2020