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Experiência de compra do cliente: Por que pensar em Mobile?

Com frequência as empresas têm percebido que enriquecer a experiência de compra do cliente é importante não só para fechar uma venda em si, mas para fidelizá-lo.

No que tange a e-commerce, um dos principais fatores que pesam hoje em dia é justamente proporcionar facilidade, intuitividade e navegação agradável na hora em que o cliente procura por produtos e serviços — características que vão, inclusive, diferenciar a empresa dos concorrentes.

Ter um site responsivo e recursos adaptados à realidade móvel permite que a empresa tenha maiores índices de sucesso tanto nas vendas quanto na avaliação, satisfação e recomendação dos clientes a outros. Veja a seguir alguns dos maiores motivos para pensar em mobile quando o assunto é esse:

1 – O comportamento do consumidor está cada vez mais “digitalizado”

Hoje é inegável que o consumidor está cada vez mais conectado. E com muitas opções à disposição ou geralmente “pouco tempo” para perder no dia a dia (somado às distrações a que um consumidor está sujeito quando navega por sites de lojas) ele acaba instintivamente preferindo o que lhe é mais prático.

Mobile entrega essa possibilidade ao cliente. E isso fez com que naturalmente outra tendência surja: User Experience ou UX Design. Ela leva em consideração basicamente toda a experiência do consumidor ao utilizar um site ou aplicação na hora de adaptá-la ao que melhor convém e traz resultados de fato. Acompanhar essa tendência é essencial para se manter competitivo.

2- O cliente quer uma experiência igual ou melhor no celular

Pense: ainda que você já tenha um site atualizado em que dê para escolher e comprar produtos de forma agradável é preciso cuidado! Se no momento em que o cliente acessá-lo a partir da rua houver distorção de informações e layout ou demora para carregar em função de não adaptação ao tamanho de tela ou dispositivo usado, as chances de perder a venda (e o cliente de vez!) são grandes.

O cliente espera sempre ser surpreendido. Bem por isso a qualidade que o seu site apresenta na hora em que o cliente navega a partir de um smartphone ou tablet, por exemplo, deve ser igualmente satisfatória em relação a quando ele o faz pelo computador convencional.

Caso contrário, mesmo que você já tenha vendido para algum cliente pode não conseguir fidelizá-lo simplesmente porque no dia a dia ele já encontrou algum concorrente que o atenda melhor no sentido de maior comodidade no uso móvel. Aliás, aproveite para ver melhor aqui qual a relação entre design e engajamento do seu site.

3- A experiência do cliente não para de evoluir

A questão do mobile já não pode mais ser ignorada na pauta de nenhuma empresa que ofereça serviços ou produtos online. Além do mais, a tecnologia é dinâmica e o comportamento do consumidor segue isso. Tudo ocorre à medida que as facilidades vão sendo incluídas no dia a dia deles.

Tanto é que estudos já demonstram que 73% dos brasileiros avaliados consideram que a chamada “compra em realidade virtual” é um desejo para eles. Isso sugere que a competição só tender a aumentar no mercado e entre quem espera sempre ofertar a melhor experiência.

Com uma perspectiva assim é improvável que algum negócio ainda se arrisque ficar de fora do que está se tornando básico:  ter soluções que respondam ao mobile.

4- Compras por aplicativos têm crescido

Por fim, podemos chamar atenção a um detalhe: segundo o SPC Brasil e a CDNL quase três a cada cinco consumidores brasileiros (59%) já utilizaram alguma vez um aplicativo para comprar alguma coisa pela internet.

E 27% — uma parcela bastante expressiva —faz isso inclusive com frequência. Essas constatações evidenciam o quanto a experiência de compra do cliente enseja pensar em mobile para se destacar.

5- Sites responsivos e apps convertem mais

Pesquisas já indicaram que o ticket médio dos consumidores de smartphone é maior em sites otimizados e que varejistas mobile convertem 160% mais. Em tal cenário, apps também contribuem para aumentar a conversão (veja mais sobre por que desenvolver um app para o seu negócio).

Outros dados mostram que houve aumento de 82% no número de pessoas que fazem compras pelo smartphone. Sem contar que não é somente para isso que ele tem grande importância. O consumidor também está fazendo uso dele para pesquisar produtos (69%), comprar preços (63%) e localização de lojas físicas (34%).

Ou seja, em todo caso o mobile pode ser a “porta” ou o “chamariz” para trazer de fato um cliente para o seu negócio e você não pode perder oportunidades nessa esfera.

E então, sua empresa já tem uma boa solução mobile, seja site ou aplicação, para oferecer melhor experiência aos clientes no momento da compra? Precisa de auxílio nesse sentido? Agende um bate-papo gratuito com um de nossos consultores especializados no assunto e vá além com a sua estratégia mobile!

Postado por Kyros Tecnologia em 10 agosto, 2017

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