Não é de hoje que os gestores empresariais mais atentos reconhecem que um bom site é sinônimo de peça-chave para o bom desempenho no quesito competitividade e também para apoio ao marketing.
Criar um site com ferramentas diferenciadas (leia mais sobre dicas para conhecer algumas das principais) é fator decisivo, mas é preciso se atentar ao gerenciamento desse componente, para assegurar sucesso na iniciativa.
Para chamar a atenção do consumidor, ele precisa ser atrativo, funcional e criar engajamento (podendo para isto integrar ferramentas) e oferecer algum tipo de suporte que o conduza pelas próximas etapas da jornada de compras.
Por essa razão, e tendo em vista a importância de manter sites ou portais atualizados e bem adaptados aos interesses dos clientes,e potenciais clientes e reforçando atributos de experiência valorizadas por eles separamos algumas dicas para alavancar o funcionamento do seu e sugerimos ferramentas para melhor estruturá-lo!
Site pronto: mãos à obra! Veja como gerenciá-lo da melhor forma:
Em primeiro lugar, em termos funcionais, é preciso avaliar o “peso” do site ou, em outras palavras, a capacidade e velocidade de carregamento. Para tal, podem ser feitos testes a partir de diferentes equipamentos com diferentes velocidades de conexão, por exemplo.
Ter mecanismos de otimização, para conexões mais lentas, pode ajudar a entregar e apresentar um conteúdo adequado, num tempo satisfatório, mesmo se o usuário estiver com dificuldades de conectividade.
Para sites em que se espera um alto volume de visitas para o dia a dia, ou grandes picos para alguns dias de movimento incomum, como na Black Friday ou nos dias que antecedem o Natal, é importante realizar testes apropriados e preparar o site para suportar esse volume sem cair ou ficar lento além dos limites aceitáveis, ao atingir um número limite de visitantes simultâneos previstos.
Tudo isso influenciará no desempenho que o site terá para cada visitante.
Além do mais, vale analisar e checar a responsividade, ou seja, como o site se comporta em diferentes telas.
O ideal é que o conteúdo nunca distorça e – dependendo das características de desenvolvimento – é possível instituir duas ou mais interfaces, sendo algumas apropriadas a aparelhos mobile de diversas dimensões, preservando, contudo, as características inerentes à identidade visual e às opções de menu.
Com relação ao SEO, é importante avaliar se o site é facilmente encontrado pelas principais ferramentas de busca e, se for o caso, ajustar as tags ou keywords na configuração para que sejam mais facilmente localizadas, de acordo com os critérios “legíveis” para eles.
Manter atualizações e conteúdos dinâmicos também é importante – e, para isto, pode-se usar ferramentas de gerenciamento, como os CMS, para auxiliar na tarefa.
Verifique, igualmente, o desenho web e se teu site tem um layout favorável.
Uma boa dica pode ser seguir a nova tendência de fazer “sites em uma única página”, de modo que os menus “rolem” até a parte indicada, o que evita que o visitante tenha que ficar acessando e esperando novas páginas carregarem a todo momento que selecionar uma opção dentro do site.
Também é possível pensar em uma ferramenta de rastreamento simples de mouse – ou SMT. Ela é utilizada geralmente para verificar a usabilidade do site e trata-se de um sistema baseado em Javascript, salvando e gravando os movimentos e cliques que os usuários fazem com o mouse para ter uma ideia da rapidez e performance do site na prática, durante a navegação. Essa ferramenta pode também ajudar a identificar as regiões mais “nobres” da página e tal informação pode ser usada posteriormente para colocar conteúdos mais importantes nessas regiões.
Em seguida, procure avaliar se o site permite obter uma experiência de usuário simples, para que seus visitantes naveguem com fluidez e executem as ações corretas (cliques) nos objetivos.
Para isso, vale também um minucioso trabalho de organizar as informações que serão publicadas no site.
Chatbots podem ser recursos interessantes para ajudar o cliente a encontrar logo o que precisa e usufruir de boa “navegabilidade”.
Além da usabilidade, lembre-se também que teu site deve oferecer segurança e confiabilidade aos visitantes, sendo preferível que ele possua sempre certificados que permitam ao usuário confirmar que as informações são seguras, especialmente se você trabalhar com comércio online.
Por fim, e não menos importante, considere a utilização de algumas ferramentas para ajudarem a ter um diferencial no site.
Alguns processos são necessários para garantir, por exemplo, que auxiliam na identificação de possíveis problemas e em melhor intervenção e interação.
Para citar algumas das mais importantes, temos Jivo Chat, uma ferramenta que oferece suporte para respostas mais rápidas a demandas dos visitantes e o Google Analytics, que elabora relatórios e indicadores dos acessos e performance, guiando a empresa em ações que se tornem mais certeiras para o site.
O importante, contudo, é instituir métodos para acompanhar indicadores de qualidade e desempenho e sempre promover melhorias para continuar alavancando a experiência do usuário.
E então, você acha que já executa um bom trabalho de gerenciamento no teu site? Precisa de ajuda para otimizá-lo ou pensa que já está na hora de refazê-lo?
Fale com a Kyros! Podemos ajudar!
Postado por Kyros Tecnologia em 7 novembro, 2018