O termo Big Data está em alta dentro das organizações. Ao seu lado aparecem outras expressões importantes, como Machine Learning, Data Analytics e Business Intelligence. Todos eles podem alavancar os resultados do time comercial ao melhorar as estratégias de marketing.
O marketing desempenha um papel cada vez mais decisivo nas empresas. Desde o desenho das ações até a satisfação do cliente, a equipe de marketing está presente e precisa trabalhar com estratégias consistentes e bem definidas.
Para que esse planejamento estratégico traga resultados, é fundamental usar relatórios completos e inteligentes. E isso reflete diretamente no aumento das vendas.
Confira nesse artigo o que é Big Data e a importância de investir em BI dentro das companhias, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação.
O termo Big Data refere-se à interpretação e ao estudo de grandes volumes de informações que são bastante variadas. Ou seja, o Big Data analisa esses dados e chega a conclusões importantes que guiam as estratégias de marketing, por exemplo, dentro de uma organização.
Para que essa análise seja possível com rapidez e assertividade, diante da grande quantidade de informações, é fundamental contar com soluções específicas de Machine Learning e Business Intelligence. Essas ferramentas permitem trabalhar com dados não-estruturados a uma grande velocidade.
Um estudo da Evans Data Corporation apontou que, atualmente, seis milhões de desenvolvedores ao redor do mundo estão trabalhando com Big Data e soluções avançadas de data analytics.
A pesquisa IDC Digital Universe Study revelou que, até 2020, 1,7 megabytes de dados serão criados a cada segundo para cada pessoa no planeta.
Esses números reforçam a importância da análise de dados e de como essas informações podem impactar no planejamento estratégico das organizações.
Um dos segredos para o sucesso do uso de Big Data e Data Analytics está na seleção do fornecedor de BI. Existem hoje no mercado uma série de empresas de tecnologia que oferecem esses serviços.
Conheça as soluções de cada, o suporte prestado e como elas podem atuar como uma verdadeira parceira dos clientes.
Com o uso do Big Data é possível realizar três tipos de análises nas empresas. Cada uma delas possui as suas características e decidir a melhor para cada momento depende do objetivo do negócio.
Confira quais são elas:
Essas análises mostram o que aconteceu no passado, mas não explicam como ou por que determinado fato aconteceu dessa forma. As análises descritivas também não deixam claro o que pode ser modificado para o futuro. Como o próprio nome indica, elas descrevem o que ocorreu.
Esse tipo de análise costuma ser mais útil, uma vez que utiliza esses dados do passado para modelar possíveis resultados futuros. Por exemplo, o departamento de marketing pode simular um aumento de 20% nos preços e analisar como essa decisão afetará as vendas.
As análises prescritivas trazem ainda mais vantagens ao Big Data, porque usam técnicas de otimização ou testes AB para mostrar aos gestores e colaboradores as melhores maneiras de realizar suas tarefas ou quais decisões tomar em cada cenário.
Em linhas gerais, as análises prescritivas apontam um caminho a seguir e indicam quais as ações ideais para que determinados objetivos sejam alcançados, como ganho de eficiência e produtividade, maior satisfação do cliente ou melhor integração entre processos e áreas.
1. Tomada de decisão facilitada: Os dados e informações fornecidos, ao serem analisados, contribuem para que os gestores fiquem mais confiantes e tomem decisões mais assertivas.
2. Análise da informação em tempo real: Plataformas de Business Intelligence fornecem dados em tempo real e permitem realizar projeções e estudos a partir de informações atualizadas naquele momento.
3. Entendimento real do público: O Big Data fornece dados reais da audiência e permite conhecer a fundo características importantes do comportamento dos clientes e público-alvo.
4. Identificação de tendências: Cruzando e analisando esses dados é possível descobrir tendências, as quais podem tornar-se decisivas para a confecção de um novo produto ou serviço, para uma ação de marketing ideal ou para uma abordagem de vendas certeira.
5. Mensuração de resultados: Com as informações em tempo real e o uso de ferramentas completas, medir os resultados alcançados e fazer previsões para os próximos meses torna-se muito mais fácil e rápido.
6. Reduzir custos: Com todos esses benefícios, os times de marketing e vendas ganham produtividade e conseguem, de fato, focar seus esforços em ações que geram resultados para a companhia. Dessa forma, vê-se uma redução dos gastos em outras plataformas e também em outras atividades que não são primárias para a organização.
Diversas ações podem ser adotadas no planejamento estratégico a partir do Big Data e do Data Analytics para alavancar os resultados de marketing e vendas:
E todas essas ações irão contribuir para o crescimento da empresa e um melhor desempenho e agilidade dos times comerciais e de marketing, o que refletirá também na performance dos demais departamentos.
Agora que você já conhece todas as vantagens de apostar em Big Data e como ele pode alavancar os departamentos comerciais e de marketing, baixe nosso guia completo para investir em BI e comece a colocar tudo isso em prática.
Postado por Kyros Tecnologia em 27 maio, 2020