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Como reter clientes durante a crise?

A pandemia global do coronavírus e o cenário de crise enfrentado pelas empresas trouxeram impactos significativos para o mundo corporativo.

Mudanças como a adoção em larga escala do home office e o uso de ferramentas digitais no dia a dia impactaram a produtividade e a rotina dos negócios.

Além disso, com diversas restrições em relação ao contato físico e com orientações de isolamento social, a relação com os clientes também sofreu alterações.

Nesse novo cenário, a transformação digital tornou-se determinante para que empresas de todos os tamanhos e segmentos possam manter-se competitivas no mercado.

Como a sua organização está enfrentando esse momento de tantas incertezas? O que pode ser feito para reverter os impactos negativos da pandemia? Como reter clientes e manter o faturamento mesmo durante a crise?

Descubra nesse post o papel e a importância da tecnologia nessa hora e como a sua empresa pode reter seus consumidores e dar a volta por cima com as estratégias certas.

Conheça o seu público-alvo

Uma pesquisa do Mercado Livre revelou um aumento de 39% no número de buscas na plataforma por usuários, do final de fevereiro ao começo de maio deste ano. O tempo médio de cada sessão cresceu 17% nesse período.

Entender as dores, desejos e necessidades do seu mercado-alvo é essencial em qualquer época, mas em momentos de crise isso é ainda mais importante.

A partir de estudos e análises, é possível determinar com clareza como o seu negócio pode ajudar os clientes e oferecer uma experiência positiva.

Ferramentas de Business Intelligence (BI) podem trazer dados e informações atualizadas e consistentes para compreender o comportamento do consumidor, fazer projeções e tomar decisões mais assertivas.

Afinal, é mais barato para a empresa investir em manter clientes antigos do que conquistar novos. Focar na fidelização é crucial para garantir a sobrevivência das organizações nessa fase.

Aposte em pensamentos disruptivos

O que a sua empresa pode fazer de novo ou diferente dos concorrentes para atrair e fidelizar mais clientes? Uma dica importante é, a partir do conhecimento do seu público-alvo, oferecer algo inovador.

Para isso, realize pesquisas e converse com seus consumidores. Outro ponto é apostar em parcerias para oferecer um produto ou serviço diferenciado.

Estratégias de marketing digital também fazem a diferença em momentos de crise. Movimente as suas mídias sociais, poste conteúdo de qualidade, interaja com sua audiência e desenhe uma estratégia de anúncios consistente.

Por fim, não esqueça de pedir feedbacks dos seus clientes e ouvir o que eles têm a dizer sobre a experiência com a sua empresa.

Ferramentas digitais para aproximar-se das pessoas

Na nova era do consumidor digital, somada às mudanças decorrentes da pandemia que vivemos, as empresas precisaram adaptar-se para continuar oferecendo uma boa experiência aos seus clientes e colaboradores.

Aproveitar os benefícios da transformação digital, das ferramentas digitais e do mobile é muito importante neste momento. Confira atitudes fundamentais que devem ser adotadas pelos negócios.

1.  Se as reuniões eram em sua maioria presenciais antes, chegou o momento de investir em vídeos conferências.

O isolamento social e a adoção do home office em grande escala fizeram com que a opção por reuniões em vídeo torne-se uma necessidade.

O atendimento ao cliente e a sua experiência de pré e pós-venda também deve ser online e diferenciada neste momento.

2.    Faça vendas online, aposte em boas imagens e vídeos para divulgar seus produtos e serviços, e detalhe bem o que a sua empresa tem a oferecer.

Com as restrições para sair de casa, as pessoas estão comprando e pesquisando mais online. Esse é o momento de investir nas suas estratégias digitais.

Caso a sua empresa ainda não tenha uma, foque esforços em entender esse ambiente e tirar vantagens de tudo o que ele tem a oferecer.

3.    Que tal apostar em uma loja virtual? Se o seu negócio permite esse passo, chegou a hora de pensar nessa possibilidade.

Uma dica importante aqui é seguir as boas práticas de responsividade e mobile, além de contratar um bom parceiro para a construção do site.

De acordo com o relatório mundial The Global Mobile Report, as pessoas passam de 30 a 40 horas semanais conectadas no celular.

Dessa forma, a sua empresa irá atrair mais pessoas e fechar mais negócios.

Como fica a produtividade da equipe e os treinamentos dos novos colaboradores?

Um dos grandes medos dos gestores em um cenário de crise e tantas mudanças está relacionado aos impactos disso na produtividade.

Afinal, a experiência e retenção dos clientes estão diretamente relacionadas com o desempenho dos funcionários da organização.

O home office não é desculpa para uma queda na produtividade. Afinal, hoje em dia existem diversas ferramentas digitais e recursos tecnológicos disponíveis para manter a produtividade elevada, como:

  • Adoção de ferramentas de gestão de projetos para monitorar as atividades e garantir o cumprimento das estratégias e ações;
  • Realização de treinamentos e motivação dos funcionários por meio da gamificação;
  • Uso da cloud (nuvem) para trazer mais eficiência e segurança às rotinas da empresa;
  • Utilização de automação para agilizar processos.

Transformação digital: o que esperar para depois da pandemia?

Os impactos da pandemia no mundo corporativo ainda são difíceis de prever. O fato é que muitos serviços que foram transformados em digitais nesse momento de crise terão a possibilidade de voltar ao normal.

Porém, o comportamento do consumidor foi fortemente impactado por esse novo cenário e a tendência é que essa transformação digital permaneça depois da pandemia.

Portanto, continuar investindo em ferramentas digitais e buscar oferecer a melhor experiência digital aos seus consumidores será uma necessidade crescente nas organizações.

Some-se a isso o fato de que ser um empreendedor digital gera custos mais baixos para as empresas, além de facilitar o controle dos processos.

Agora que você já sabe o papel da transformação digital e como a tecnologia pode ajudar na retenção de clientes na crise, baixe um infográfico sobre a diferença do processo convencional e digital nas organizações.

Postado por Kyros Tecnologia em 1 julho, 2020

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