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Como Analytics pode ajudar a tomar decisões em empresas?

De acordo com um estudo chamado Global State of Enterprise Analytics 2019, no Brasil 60% das empresas já usam Data & Analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias ao negócio. Em geral, muitas vezes confunde-se o termo Analytics com BI ou mesmo com o nome do serviço da Google, utilizando-os como sinônimos. Porém existem diferenças entre eles.

Analytics, como análise, descoberta e interpretação de dados na empresa, pode englobar ferramentas diversas e estratégias muito maiores, contribuindo para que o processo de tomada de decisões nas empresas seja cada vez mais amplo e assertivo.

BI, assim, pode estar dentro de Analytics, dependendo da ferramenta que se escolha para orientar o trabalho de coleta e análise de dados. Em suma, Business Analytics é um passo em que   consegue utilizar a interpretação de dados para instituir modelos preditivos, de modo que a empresa seja capaz de agir antecipadamente.

Para você entender melhor, veja a seguir como Analytics em geral pode ajudar sua empresa:

Entender o cenário de sua empresa e “planejar o amanhã’

Ao utilizar Analytics, você estará, na verdade, usando a informação que sua empresa tem à disposição para entender cenários.

Esse olhar pode voltar-se tanto para fora, na compreensão do mercado, dos concorrentes e das oportunidades, bem como ameaças, como também para dentro da empresa, permitindo que ela conheça suas falhas, fragilidades e, por conseguinte, seus pontos de vulnerabilidade, a fim de estudar o que pode ser feito para diminuir os riscos e potencializar os resultados.

A análise da economia, do momento de negócios também auxilia na tomada de decisões com base na melhor época para investir ou mesmo poupar recursos.

Adaptar suas estratégias e investimentos

Com o início de um novo ano, há que se pensar na ocasião de planejamento, de iniciar um novo plano de ações para o negócio no decorrer dos meses que virão, bem como analisar os resultados do ano e verificar em quais áreas a empresa pode ser mais assertiva. Assim, é possível estabelecer metas e, por meio de métricas, analisar potencial de foco de estratégias e investimentos.

Desse modo, em vez de analisar o que já está em andamento, algo possível com BI também, a empresa passa a ter a capacidade de conhecer cenários de antemão e “prever” ou estabelecer probabilidades com base em estatísticas, podendo atuar não só no cenário atual, mas se planejar melhor de acordo com o padrão esperado para determinado comportamento no mercado daqui a alguns meses ou anos.

Explorar e descobrir novos mercados

Essencial para a manutenção e sustentação de uma empresa, cuidar da participação de mercado é um fator que requer muita habilidade e sondagem, bem como o fato de explorar novos mercados e descobrir perspectivas pode fazer parte da chamada atualização.

Conforme uma empresa cresce e o mercado naturalmente se altera, pois é dinâmico, é importante ir entendendo as demandas, o posicionamento da empresa e as possibilidades de explorar e desvendar novos mercados e novas oportunidades de crescimento.

Tendo em vista que determinados produtos levam tempo para serem desenvolvidos ou também que novas áreas demoram para ser implementadas e amadurecidas, ou programas de capacitação de equipes também levem tempo para serem concluídos, estruturar e capacitar a empresa para atender a novas demandas pode ser algo que deve começar de antemão para que no futuro a empresa esteja apta a competir no mercado ou mesmo sair na frente.

E então, você já utiliza Analytics em sua empresa para auxiliar em sua estratégia de negócios? Quer saber quais são as principais ferramentas para investir ou dicas aplicadas aos seus desafios? Fale com a Kyros e solicite uma consultoria! Temos experiência e tecnologia e estamos prontos para te atender!

Postado por Kyros Tecnologia em 4 dezembro, 2019

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