Nesta nova era digital que estamos enfrentando as organizações têm encontrado desafios cada vez maiores para atrair e reter a atenção dos potenciais consumidores, bem como para construir credibilidade e engajar os usuários nesse meio.
Para driblá-los, no entanto, o investimento em tecnologia e recursos de ponta nos principais canais que elas disponibilizam a seus públicos de interesse torna-se essencial.
E uma dessas apostas, que tem trazido bons resultados na navegação e diferenciais competitivos, é justamente o chamado conteúdo dinâmico.
A seguir é possível descobrir mais sobre esse conceito e de que modo ele está mudando a maneira como as empresas enxergam oportunidades de criar interação e entregar valor em sua comunicação com os clientes por meio digital, estreitando esse relacionamento:
Com os avanços da internet e o advento das mídias sociais, os sites passaram a competir com muitos conteúdos. A necessidade de repensar o engajamento nesse contexto surgi trazendo também os seguintes pontos:
O primeiro termo consiste basicamente na customização de um website em tempo real para atender as necessidades exclusivas de cada internauta nesse espaço e guiá-lo por um funil de conversão personalizado.
Deve existir algo mais do que informação: precisa existir, mais do que nunca, priorização da experiência web (ligada à Customer Experience).
Isso significa que nem todo visitante deve ter acesso, necessariamente, ao mesmo conteúdo no site. Mas sim muitas vezes encontrar uma experiência mais rápida que se adapte a seus interesses e buscas, tal como acontece em um atendimento presencial, para que possa extrair dali e das opções disponíveis o que melhor lhe atenda.
Para isso, então, é necessário se alinhar cada vez mais ao perfil dos usuários e entregar-lhes valor, incentivando também a participação, quer seja por comentários ou conteúdos interativos.
A partir daí surgem as opções de conteúdo dinâmico, que podem vir em forma de exibição de textos ou imagens diferentes dependendo de como foi segmentado o perfil do público, da região em que o consumidor se encontra ou mesmo de suas preferências de compras.
A geração dos Millennials, que passou pela transformação digital e hoje representa uma importante parcela da força consumidora – desde muito cedo tendo contato com a internet como fonte de pesquisa – trouxeram desafios importantes para a comunicação e exigiram que as empresas adaptassem seus meios.
De acordo com o estudo noticiado pela Forbes e comentado na área de marketing, apenas 1% dos Millennials afirmou se sentir impelida a fazer uma compra após assistir um anúncio, o que, em uma esfera mais ampla, pode nos fazer pensar ainda mais na importância de investir em meios que realmente “dialoguem” com a expectativa desses novos consumidores e com a realidade trazida pelas novas tendências de consumo.
É preciso, ainda, ter resposta à demanda mobile, valorizando a experiência do usuário e considerar as inúmeras distrações que podem desviar sua atenção em meio online.
Por isso a personalização também está presente desde aí e é preciso garantir que esse conteúdo chegue de forma bem apresentável ao público.
Apostar adequadamente em experiência web e conteúdo dinâmico no site, portanto, gera benefícios no aumento do envolvimento de usuários, melhorias no ciclo de vendas e conversão e também nas estratégias dos times responsáveis por isso.
De acordo com o que foi noticiado a respeito da nova edição do estudo AdReaction, aliás, feito pelo Kantar Millward Brown e servindo de parâmetro para a área em geral, ficou ainda mais evidenciada a importância de integração e customização para conversão, sendo que campanhas integradas e customizadas individualmente chegaram a ser 26% mais eficientes.
Ou seja, quando a empresa investe em conteúdo dinâmico e experiência integrada do cliente ela gera insights importantes para suas diferentes áreas, criando um processo de comunicação muito mais proveitoso.
O uso de ferramentas é muito importante, isso envolve desde recursos no desenvolvimento dos sites em si, como principalmente em seu gerenciamento (com os chamados gerenciadores de conteúdo).
Um deles, por exemplo, é a ferramenta CMS (Content Management System), sistema que permite gerar uma estratégia de gestão de conteúdo dinâmico, criando um site “gerenciável”, que irá se moldar à experiência do público-alvo com muito mais facilidade (você pode ler mais sobre ela aqui).
Tudo para que seja possível aproximar cada vez mais o serviço da expectativa do público em questão e atingir sempre melhores resultados nesses esforços.
E então, você sabia dessas diferenças e dessa importância a comunicação e o marketing de sua empresa? Precisa de ajuda com soluções nesse sentido? Fale com a Kyros!
Postado por Kyros Tecnologia em 11 abril, 2018