Estamos vivenciando a era da mobilidade, na qual as empresas se sentem pressionadas a acompanhar a tecnologia para manter uma vantagem competitiva no mercado. Com o avanço do uso dos smartphones, o App mobile passou a ser um canal considerável no P de praça do mix marketing, por se tratar de um canal de relacionamento da atualidade que faz parte da vida dos públicos internos e externos ao negócio.
Segundo uma pesquisa da Nuance Communications 72% dos usuários de smartphones afirmaram ter uma visão melhor da empresa quando utilizam o seu aplicativo móvel, e 80% deles compartilham com os amigos experiências positivas vivenciadas em um App. Isso porque o App mobile permite um maior envolvimento com o público, uma vez que facilita a sua vida. Se você tem um restaurante, o seu consumidor provavelmente acharia mais fácil reservar a mesa para um jantar por App mobile, sem perdas de tempo e dinheiro com ligações ou idas até o local. Outros processos podem ser otimizados, como por exemplo, o funcionamento interno do processo de vendas da sua equipe comercial.
Porém, ao iniciar o projeto de desenvolvimento de um App mobile é preciso estar atento aos cuidados:
Muitos aplicativos são baixados e desinstalados depois de um tempo, na maioria dos casos porque não tem uma forte importância para aquele usuário. Não basta fazer um App por fazer, somente para acompanhar a tendência, é preciso pensar como esse App pode ser útil a ponto de o consumidor não sentir vontade de excluí-lo.
Outro detalhe importante e que tem sido muito usado é não se preocupar apenas com a interface, mas também com a experiência do seu usuário. Se colocar no lugar do seu público (interno ou externo) e entender qual funcionalidade pode melhorar a sua experiência em relação a empresa é essencial para o sucesso do App.
Trata-se de organizar as informações de forma lógica e coerente, pensando sempre na facilidade de navegação do seu usuário e em como ele pode fazer o que precisa de maneira simples e rápida.
É fundamental testar cada funcionalidade do produto antes de colocá-lo em produção, assim você evita perdas de tempo e dinheiro caso o produto não saia como deveria. Para isso os protótipos são muito usados, pois permitem testar através de um exemplo real a usabilidade do App.
Ideias geniais para Apps surgem a todo momento, entretanto, muitas delas se perdem no caminho de produção e acabam não sendo lançadas ao mercado no tempo certo. Perdendo esse time, outras empresas podem ter a mesma sacada e o que era tão novo, já se torna mais um. Por isso, torna-se imprescindível um planejamento eficaz que cumpra o prazo determinado á todas as etapas.
Atenta a estes cuidados e adaptada a realidade da Mobilidade Digital, a Kyros tem todo o know-how necessário para o desenvolvimento de aplicativos nativos (iOS, Android e Windowns Phone) híbridos e progressive web apps. Acesse www.kyros.com.br e saiba mais.
Fonte: Nuance Company http://www.nuance.com/company/news-room/press-releases/NC_019742
Postado por Maria Bethânia em 29 setembro, 2016