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BI e TI: otimização dos processos

Em um mercado cada vez mais exigente e impactado por desafios e tendências no comportamento dos consumidores, nunca foi tão necessário pensar na otimização de processos para ganhar vantagem competitiva, desenvolver diferenciais e inovação e gerir adequadamente um plano de negócios, o que é possível ao se unir BI e TI.

A isso soma-se também o fato de as empresas terem hoje uma grande quantidade de informações para gerenciar diversas possibilidades de recursos que devem ser administrados dentro da lógica de melhor custo x benefício para que consigam se estruturar, oferecer um bom serviço, bom atendimento e satisfação.

Nesse cenário, faz-se necessário atentar às ferramentas disponíveis para que consigam realizar análises apuradas dos dados obtidos de diferentes fontes e da própria atuação e interação da empresa com diferentes áreas, a fim de interpretar oportunidades, aproveitar insights ou descobrir ameaças e falhas que devem ser corrigidos.

E em tal contexto é essencial o trabalho da TI, em face dessas tecnologias e ferramentas, para promover maior capacidade de ação às diferentes áreas do negócio.

Assim, diversos processos são otimizados e ganha-se eficiência na gestão.

Para te ajudar a entender melhor sobre como o BI otimiza processos de TI e a importância disso, veja a seguir as principais razões pelas quais optar por ele:

BI e TI trazem otimização da produtividade

Um dos maiores benefícios de trabalhar com a união entre BI e TI é ter equipes mais produtivas, por terem acesso rápido, prático e confiável a fontes de dados importantes e análises concisas a respeito de determinada situação de negócio, para que possam agir.

A emissão e a utilização estratégica de relatórios de BI (veja também como usá-los) facilitam a tomada de decisões mais certeira e agilizam a identificação e definição de diferentes demandas, ajudando também a acompanhar os procedimentos que ocorrem dentro da organização de maneira integrada, o que auxilia na prevenção de erros e falhas, redução de retrabalhos e gestão mais “presente”.

Isso porque mesmo que a empresa tente manter um controle mais manual dessas informações ou registrá-las apenas em planilhas, por exemplo, dificilmente conseguirá ter o mesmo grau de acerto e abrangência nas análises sem uma ferramenta que possa “cruzá-las” e apurá-las mais adequadamente, gerando novas visões.

Logo, BI no contexto da TI confere rapidez no fechamento de relatórios e maior assertividade, o que consequentemente também ajuda a estabelecer regras e as melhores condutas para regerem os projetos da empresa em conformidade com seus objetivos e missão.

Padronização do acesso às informações

Com o uso de BI e TI, consegue-se padronizar o acesso às informações de modo muito mais inteligente, liberando dados e indicadores estratégicos às áreas certas para que haja maior poder de resposta da companhia frente aos desafios e novas demandas que forem apresentadas no mercado em que atua.

Maior integração na gestão e melhores resultados

Por fim, tudo isso faz com que exista maior colaboração também entre equipes e sincronia com os objetivos de determinado momento do negócio, de modo que o gestor consiga ter uma visão muito mais ampla do que ocorre dentro do ambiente de negócio.

Maior capacidade de análise de dados que forem emitidos com base nas informações captadas de todos os setores permite adequação de estratégias tanto de marketing, quanto de venda, de produção e assim por diante.

Automação de processos de informação possibilitam, muitas vezes, a diminuição de custos e a otimização de base para ação, o que representa um diferencial muito importante para a empresa principalmente em momentos mais delicados, como é o caso de se utilizar BI para gerenciar melhor os recursos da empresa na crise.

E então, sua empresa já conta com uma boa integração de BI e TI para dar suporte às operações e à sua gestão? Fale com a Kyros!

Postado por Kyros Tecnologia em 27 junho, 2018

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