6835
Automação e facilidades: Como otimizar tarefas e atendimento

A chamada automação, no contexto das empresas, pode facilitar bastante não só tarefas operacionais e/ou industriais, agregando agilidade e contribuindo para eficiência e performance das equipes, como também pode acrescentar diferenciais competitivos ao negócio e ajudando a empresa a crescer oferecendo melhores maneiras de disponibilizar e gerenciar serviços, o que acaba impactando positivamente o público consumidor.

Para o setor comercial, por exemplo, pode representar uma série de facilidades que, colocadas ao dispor do cliente, podem servir como atrativo para que, no estabelecimento indicado, tenham um atendimento mais satisfatório.

Hoje mostraremos como alguns processos automatizados podem funcionar, na prática, para otimizar negócios e ainda poderá facilitar/mudar, principalmente nas empresas de serviços em geral.

Veja e descubra:

Automação no comércio

É fato que o comportamento do consumidor já vem mudando, em alguns pontos, há tempos. O cliente espera encontrar facilidade e comodidade nos serviços que consome ou pretende adquirir sendo um fator importante a se pensar.

A automação, voltada ao comércio, pode facilitar bastante essa interação.

Aliás, segundo dados do Índice de Expansão do Comércio (IEC) da FecomercioSP, a intenção do empresário em investir no setor aumentou 9,2% na comparação entre 2018 e 2019.

No mobile, pode contribuir para facilitar meios de pagamento, com plataformas que agilizam e agregam segurança a essa operação por meio de cartões (crédito, débito).

Em outro contexto, o chamado modelo “self” no atendimento popularizou-se bastante.

É o caso de alguns locais em que o cliente chega para comprar, seja em dias específicos ou permanentemente, em vez de atendentes, encontra máquinas de autoatendimento ou cobrança, o que acontece com os bancos, com os caixas eletrônicos.

Além do mais, mesmo que não seja para o consumidor final, a automação pode contribuir para simplificar a vida do gestor ou da equipe comercial. Utilizando softwares que auxiliem na gestão dos dados e processos dos clientes, melhorando e agilizando o atendimento.

Restaurantes

Outro exemplo, que demonstra bem como a automação contribui para setores diversificados, é o caso de restaurantes.

A redução de filas, a segurança e clareza que pagará os itens certos incluídos na comanda, e a facilidade que essa aplicação pode trazer a seus usuários são, por certo, diferenciações que podem levar um cliente a optar por um restaurante, especialmente em horários ‘de pico’, durante os quais contam ainda mais com o um atendimento, bom, tranquilo e ágil.

Nesse sentido, a Kyros desenvolveu o serviço “Sua comanda”, um aplicativo que permite que o cliente tenha registrado seu pedido e possa finalizá-lo/pagá-lo, acompanhando as demandas em sua tela de celular, não tendo a necessidade passar pelo corredor de caixa (por meio de integração com seu banco online, por exemplo).

Empresas de engenharia e construção

Por fim, pode-se citar o setor de engenharia e construção como outro potencial ramo promissor para a automação e resultados.

Em canteiro de obras a gestão de tarefas pode ser facilitada. Além de permitir um acompanhamento mais assíduo e certeiro, com softwares de automação que ajudem a registrar o status de todas as etapas, é possível integrar informações com unidades administrativas e gerenciais e acompanhar de forma mais proativa a reposição de materiais ou novas encomendas, bem como a atividade de fornecedores.

Assim, não só a equipe de trabalho ganha mais produtividade, como também o resultado reflete no que será entregue ao consumidor, com menores índices de problemas com prazos e possibilidade de mantê-lo sempre atualizado.

Nesse sentido, as empresas conseguem maior vantagem no quesito segurança das operações, já que as máquinas (como é o caso também dos “robôs de atendimento”), ao executarem aquilo que estão programadas para fazer, eliminam a probabilidade de erro.

Podemos concluir que no final, que cada vez mais as empresas e os profissionais estão apostando, em automação visando atingir a agilidade de diferentes processos em diversos setores, mostrando-se a melhor solução para problemas do tipo, além de agregar qualidade e satisfação aos clientes.

E então, já havia pensado nas facilidades que a automação pode agregar à sua empresa também? Quer ajuda para entender as necessidades dela?

Fale com a Kyros, leia aqui nosso artigo sobre RPA e Mobile e aproveite para entender como esse conceito pode fazer a diferença nessa área também!

Postado por Kyros Tecnologia em 26 abril, 2019

[wpusb]

Leia Também

Comentários

[fb_plugin comments]