Provavelmente, a sua empresa explora um conjunto de ferramentas com o objetivo de abstrair insights sobre o negócio. Contudo, geralmente, esse processo também exige muito tempo da sua equipe, minando a produtividade e levando a falhas e comprometendo a agilidade na tomada de decisões.
Isso mostra que, apesar da sua empresa entender a importância da análise de dados, a transformação digital ainda não está completa, pois ainda não houve investimento direcionado à automação.
Nesse sentido, a automação de processos analíticos (APA) tem um poder transformador sobre o negócio, gerando mais produtividade, um ROI ágil e otimizando o crescimento. Além disso, a tecnologia permite encontrar oportunidades para novos modelos de negócio.
Quer saber mais sobre o que é a APA, qual sua importância e como ela resolve todos os problemas da sua empresa de uma forma prática? Acompanhe o artigo até o final.
A automação de processos analíticos é uma ferramenta tecnológica que facilita o compartilhamento de informações entre os departamentos e possibilita que qualquer colaborador transforme os dados obtidos em insights relevantes para o negócio.
Caso você deseje ler mais sobre o que é, quais são as etapas e aplicação da APA, é só acessar esse artigo.
Segundo uma pesquisa da IDC, 51% do tempo dos analistas é desperdiçado na busca por dados. Posteriormente, ainda 47% é utilizado para a preparação dessas informações.
Ou seja, em vez dos profissionais de análise de dados investirem na elaboração de relatórios e planos estratégicos para o crescimento da empresa, eles perdem muito tempo apenas na coleta das informações necessárias.
E essa baixa produtividade aliada aos erros e a imprecisão dos dados geram um grande custo para os processos, assim como um lead time alto.
Todos esses fatores implicam em problemas na tomada de decisão. Tanto é verdade que segundo, pesquisa da Forrester, 57% dos negócios relataram enfrentar desafios significativos ao utilizar dados no processo decisório.
Desse modo é possível perceber que a ausência de organização impede que esses processos se tornem mais ágeis e claros.
Portanto, falta investimento para consolidar ou efetuar a transformação digital nos negócios. Contudo, é possível fazer diferente. Atualmente, já existem ferramentas no mercado que não só automatizam os processos analíticos, como facilitam a geração de insights.
Segundo o Gartner, a análise e os dados são “os principais aceleradores da digitalização e esforços de transformação de uma organização”. A consultoria destaca ainda que para uma empresa manter-se competitiva na economia digital é necessário agilizar a tomada de decisões.
No entanto, essas tecnologias se mostram complicadas e se faz necessário treinar os profissionais para implementar o uso dessas ferramentas com sucesso na operação do negócio.
Desse modo, não só o trabalho fica concentrado em poucos colaboradores, como a produtividade desses cai drasticamente, já que, como vimos, é uma atividade que demanda muito tempo.
Nesse sentido, a automação de processos analíticos (APA) vem para facilitar tanto a coleta como a preparação desses dados que orientam a definição das estratégias de negócio. Atualmente é possível perceber que, ao se adequar a transformação digital, muitas empresas recorreram a inúmeras ferramentas com o objetivo de otimizar seus processos.
A automação de processos analíticos tem o poder de transformar esse cenário. Com a plataforma, mais colaboradores são aptos não só a utilizá-la como contribuir na geração de insights para o negócio.
Com a APA, os processos tornam-se mais inteligentes e os resultados analíticos ganham em agilidade, contribuindo para tomadas de decisões mais rápidas e assertivas. Além disso, os erros e falhas humanas diminuem muito, o que resulta na redução de custos dos processos, tornando a transformação digital eficiente também na área financeira.
Dessa forma, é criada uma cultura analítica colaborativa, produtiva e engajada. Assim, todos os profissionais têm a possibilidade de se qualificar para auxiliar a empresa na obtenção de melhores resultados.
E com equipes mais produtivas é possível dedicar-se ao desenvolvimento da estratégia da empresa, elaborando planos para estimular seu crescimento sem ter de se preocupar com a escalabilidade dos processos analíticos.
Por conta de experiências passadas com ferramentas, é comum que ainda restem dúvidas sobre quanto tempo a automação demandará do dia a dia dos seus colaboradores.
Nesse sentido, não há com o que se preocupar, pois o principal objetivo da APA é gerar produtividade. Os relatórios gerados por meio da automação são fáceis de consumir e de compartilhar.
Com a APA, é possível obter o mapeamento e a avaliação detalhada dos processos, identificar oportunidades com maior facilidade e criar cadeias automatizadas para que não haja desperdício de tempo com tarefas repetitivas, gerando muito mais produtividade.
Se você busca uma solução completa para organizar a transformação digital do seu negócio, como uma plataforma unificada de análises, inteligência artificial (IA), ciência de dados e automação de processos, confira tudo sobre a parceria entre a Kyros e a Alteryx.
Postado por Kyros Tecnologia em 24 junho, 2021