Abordar BI como forma de capacitar as empresas a trabalharem com dados e análises para melhores decisões e entendimento de cenários é algo que já se tornou frequente para quem precisa gerenciar um negócio ou áreas e entender como ser mais competitivo nesse ambiente.
No entanto, como é baseada em tecnologias, torna-se natural que a evolução desse conceito aconteça de forma contínua e, bem por isso, conforme novas demandas e desafios se apresentam no mercado.
2018 está terminando e, para o próximo ano, BI (ou inteligência de negócios) parece ser uma pauta que continuará presente nas organizações.
A fim de entender quais são as tendências de BI que podem impactar sua empresa, veja a seguir o que anda em alta:
BI por si só já é um termo que remete à modernização de alguns processos, porém, nesse caso, BI moderno pode contemplar um modelo que envolva cada vez mais um mix de soluções e plataformas que permitam escalar a estrutura uniforme a demanda que a empresa tem.
Já abordamos em outro momento como CRM e BI podem se unir para auxiliar o trabalho do marketing e da nutrição de clientes, inclusive no pós-venda e fidelização. A tendência, contudo, é que cada vez mais os dois termos se “fundam”.
Integrado ao CRM e ao funil de vendas, por exemplo, sistemas identificam em que ponto da jornada do consumidor o lead está e interage com ele para maior conversão de oportunidades.
Isso vai diminuir esforços, acertar mais e acelerar processos com cada vez mais eficiência.
Tal situação faz surgir um novo termo também: “CRM Business”, denotando o quanto existe potencial e tendência, em ambas ferramentas, para nortear relações entre empresas e clientes que sejam cada vez mais dirigidas, certeira e “adaptáveis” em termos de perfil, o que é benéfico tanto para a empresa – que investe exatamente no que dá resultado – quanto para o cliente.
Segundo o Gartner, até 2020, a receita de softwares de BI e analytics chegará a US$ 22,8 bilhões.
Uma parte deles pode ajudar empresas nos desafios do e-commerce.
As compras pela internet, de acordo com dados da ABComm, poderão representar faturamento de R$ 37,9 bilhões neste segundo semestre ainda e a tendência é que o comércio eletrônico continue em alta.
Portanto, para o próximo ano, nuvem e BI no e-commerce pode representar grandes chances de sucesso para as companhias. No entanto, para conseguir êxito nessas tarefas, empresas que trabalham com esse modelo precisarão garantir uma infraestrutura adequada.
Ter um bom site e utilizar dados estrategicamente para montar essa operação contribui para que cada vez mais as empresas acertem nessa medida. O chamado “comércio conversacional”, aliás, já é outro termo que começa a ganhar cada vez mais força nesse aspecto.
Outro ponto, por fim, que está ganhando cada vez mais atenção é o uso de dados para promover maior integração em ações no ambiente online e de atendimento “digital”, como se pode dizer.
Isso pode significar que IA pode ser empregada em recursos como bots que “simulam” o atendimento muito próximo ao que o cliente encontra em uma experiência com um atendente de fato.
A chamada “linguagem e humanização”, por sua vez, também tem sido citada pelo Tableau como uma tendência para 2019.
Tudo isso, unido à força que a nuvem tem ganhado para instalação de novos processos nas empresas, mostra o quanto as empresas estão tendo de migrar e adaptar sua capacidade de TI para um ambiente em que exista maior aproveitamento de dados da maneira correta, agilidade e “autonomia” para decisões pautadas especificamente na realidade de seus negócios e das necessidades e perfis de seus clientes.
E então, sua empresa já se sente preparada para as tendências de BI e para sair à frente da concorrência? Precisa de ajuda para saber como investir? Fale com a Kyros ou baixe nosso guia completo e saiba mais!
Postado por Kyros Tecnologia em 5 dezembro, 2018