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{"id":7991,"date":"2020-07-01T11:53:04","date_gmt":"2020-07-01T14:53:04","guid":{"rendered":"https:\/\/kyros.com.br\/?p=7991"},"modified":"2022-08-11T14:48:44","modified_gmt":"2022-08-11T17:48:44","slug":"como-reter-clientes-durante-a-crise","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/kyros.com.br\/como-reter-clientes-durante-a-crise\/","title":{"rendered":"Como reter clientes durante a crise?"},"content":{"rendered":"\n
A pandemia global do coronav\u00edrus e o\ncen\u00e1rio de crise enfrentado pelas empresas trouxeram impactos significativos\npara o mundo corporativo.<\/p>\n\n\n\n
Mudan\u00e7as como a ado\u00e7\u00e3o em larga\nescala do home office e o uso de ferramentas digitais no dia a dia impactaram a\nprodutividade e a rotina dos neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, com diversas restri\u00e7\u00f5es\nem rela\u00e7\u00e3o ao contato f\u00edsico e com orienta\u00e7\u00f5es de isolamento social, a rela\u00e7\u00e3o\ncom os clientes tamb\u00e9m sofreu altera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n
Nesse novo cen\u00e1rio, a transforma\u00e7\u00e3o\ndigital tornou-se determinante para que empresas de todos os tamanhos e\nsegmentos possam manter-se competitivas no mercado.<\/p>\n\n\n\n
Como a sua organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1\nenfrentando esse momento de tantas incertezas? O que pode ser feito para\nreverter os impactos negativos da pandemia? Como reter clientes e manter o\nfaturamento mesmo durante a crise?<\/p>\n\n\n\n
Descubra nesse post o papel e a\nimport\u00e2ncia da tecnologia nessa hora e como a sua empresa pode reter seus\nconsumidores e dar a volta por cima com as estrat\u00e9gias certas.<\/p>\n\n\n\n
Conhe\u00e7a o seu p\u00fablico-alvo<\/strong><\/p>\n\n\n\n Uma pesquisa do Mercado Livre <\/strong><\/a>revelou um aumento de 39% no n\u00famero de buscas na plataforma por usu\u00e1rios, do final de fevereiro ao come\u00e7o de maio deste ano. O tempo m\u00e9dio de cada sess\u00e3o cresceu 17% nesse per\u00edodo.<\/p>\n\n\n\n Entender as dores, desejos e\nnecessidades do seu mercado-alvo \u00e9 essencial em qualquer \u00e9poca, mas em momentos\nde crise isso \u00e9 ainda mais importante.<\/p>\n\n\n\n A partir de estudos e an\u00e1lises, \u00e9\nposs\u00edvel determinar com clareza como o seu neg\u00f3cio pode ajudar os clientes e\noferecer uma experi\u00eancia positiva.<\/p>\n\n\n\n Ferramentas de Business Intelligence\n(BI) podem trazer dados e informa\u00e7\u00f5es atualizadas e consistentes para\ncompreender o comportamento do consumidor, fazer proje\u00e7\u00f5es e tomar decis\u00f5es\nmais assertivas.<\/p>\n\n\n\n Afinal, \u00e9 mais barato para a empresa\ninvestir em manter clientes antigos do que conquistar novos. Focar na\nfideliza\u00e7\u00e3o \u00e9 crucial para garantir a sobreviv\u00eancia das organiza\u00e7\u00f5es nessa\nfase.<\/p>\n\n\n\n Aposte em pensamentos disruptivos<\/strong><\/p>\n\n\n\n O que a sua empresa pode fazer de novo ou diferente dos concorrentes para atrair e fidelizar mais clientes? Uma dica importante \u00e9, a partir do conhecimento do seu p\u00fablico-alvo, oferecer algo inovador<\/a><\/em><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Para isso, realize pesquisas e\nconverse com seus consumidores. Outro ponto \u00e9 apostar em parcerias para\noferecer um produto ou servi\u00e7o diferenciado.<\/p>\n\n\n\n Estrat\u00e9gias de marketing digital\ntamb\u00e9m fazem a diferen\u00e7a em momentos de crise. Movimente as suas m\u00eddias\nsociais, poste conte\u00fado de qualidade, interaja com sua audi\u00eancia e desenhe uma\nestrat\u00e9gia de an\u00fancios consistente.<\/p>\n\n\n\n Por fim, n\u00e3o esque\u00e7a de pedir\nfeedbacks dos seus clientes e ouvir o que eles t\u00eam a dizer sobre a experi\u00eancia\ncom a sua empresa.<\/p>\n\n\n\n Ferramentas digitais para\naproximar-se das pessoas<\/strong><\/p>\n\n\n\n Na <\/strong>nova era do consumidor digital<\/a><\/strong><\/em>, somada \u00e0s mudan\u00e7as decorrentes da pandemia que vivemos, as empresas precisaram adaptar-se para continuar oferecendo uma boa experi\u00eancia aos seus clientes e colaboradores.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Aproveitar os benef\u00edcios da transforma\u00e7\u00e3o digital, das ferramentas digitais e do <\/strong>mobile<\/a> <\/strong><\/em>\u00e9 muito importante neste momento<\/strong>. Confira atitudes fundamentais que devem ser adotadas pelos neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n 1. \nSe as reuni\u00f5es eram em sua maioria presenciais antes, chegou o momento\nde investir em v\u00eddeos confer\u00eancias.<\/strong><\/p>\n\n\n\n O isolamento social e a ado\u00e7\u00e3o do\nhome office em grande escala fizeram com que a op\u00e7\u00e3o por reuni\u00f5es em v\u00eddeo\ntorne-se uma necessidade.<\/p>\n\n\n\n O atendimento ao cliente e a sua\nexperi\u00eancia de pr\u00e9 e p\u00f3s-venda tamb\u00e9m deve ser online e diferenciada neste\nmomento.<\/p>\n\n\n\n 2. \nFa\u00e7a vendas online, aposte em boas imagens e v\u00eddeos para divulgar seus produtos\ne servi\u00e7os, e detalhe bem o que a sua empresa tem a oferecer.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Com as restri\u00e7\u00f5es para sair de casa,\nas pessoas est\u00e3o comprando e pesquisando mais online. Esse \u00e9 o momento de\ninvestir nas suas estrat\u00e9gias digitais.<\/p>\n\n\n\n Caso a sua empresa ainda n\u00e3o tenha\numa, foque esfor\u00e7os em entender esse ambiente e tirar vantagens de tudo o que\nele tem a oferecer.<\/p>\n\n\n\n 3. \nQue tal apostar em uma loja virtual? Se o seu neg\u00f3cio permite esse\npasso, chegou a hora de pensar nessa possibilidade.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Uma dica importante aqui \u00e9 seguir as boas pr\u00e1ticas de <\/strong>responsividade<\/a><\/strong> <\/em>e mobile, al\u00e9m de contratar um bom parceiro para a constru\u00e7\u00e3o do site. <\/p>\n\n\n\n De acordo com o <\/strong>relat\u00f3rio mundial The Global Mobile Report,<\/strong><\/em><\/a> as pessoas passam de 30 a 40 horas semanais conectadas no celular.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Dessa forma, a sua empresa ir\u00e1\natrair mais pessoas e fechar mais neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n Como fica a produtividade da\nequipe e os treinamentos dos novos colaboradores?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Um dos grandes medos dos gestores em um cen\u00e1rio de crise e tantas mudan\u00e7as est\u00e1 relacionado aos impactos disso na produtividade<\/a><\/strong><\/em>.<\/p>\n\n\n\n Afinal, a experi\u00eancia e reten\u00e7\u00e3o dos\nclientes est\u00e3o diretamente relacionadas com o desempenho dos funcion\u00e1rios da\norganiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n O home office n\u00e3o \u00e9 desculpa para uma queda na produtividade. Afinal, hoje em dia existem diversas ferramentas digitais e recursos tecnol\u00f3gicos dispon\u00edveis para <\/strong>manter a produtividade elevada<\/a><\/strong><\/em>, como: <\/p>\n\n\n\n Transforma\u00e7\u00e3o digital: o que\nesperar para depois da pandemia?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Os impactos da pandemia no mundo\ncorporativo ainda s\u00e3o dif\u00edceis de prever. O fato \u00e9 que muitos servi\u00e7os que\nforam transformados em digitais nesse momento de crise ter\u00e3o a possibilidade de\nvoltar ao normal.<\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, o comportamento do consumidor\nfoi fortemente impactado por esse novo cen\u00e1rio e a tend\u00eancia \u00e9 que essa\ntransforma\u00e7\u00e3o digital permane\u00e7a depois da pandemia.<\/p>\n\n\n\n Portanto, continuar investindo em\nferramentas digitais e buscar oferecer a melhor experi\u00eancia digital aos seus\nconsumidores ser\u00e1 uma necessidade crescente nas organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Some-se a isso o fato de que ser um\nempreendedor digital gera custos mais baixos para as empresas, al\u00e9m de\nfacilitar o controle dos processos.<\/p>\n\n\n\n