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{"id":1177,"date":"2017-03-08T09:00:48","date_gmt":"2017-03-08T12:00:48","guid":{"rendered":"https:\/\/kyros.com.br\/?p=1177"},"modified":"2022-09-02T15:17:20","modified_gmt":"2022-09-02T18:17:20","slug":"como-escolher-a-melhor-ferramenta-de-bi-para-seu-negocio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/kyros.com.br\/como-escolher-a-melhor-ferramenta-de-bi-para-seu-negocio\/","title":{"rendered":"Como escolher a melhor ferramenta de BI para seu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n
Segundo estudo da Forbes Insights, que tamb\u00e9m fez constata\u00e7\u00f5es valiosas sobre como Business Intelligence tem ganhado cada vez mais import\u00e2ncia nas empresas, 60% das empresas analisadas pretendem acelerar investimentos no setor<\/a><\/span>, como forma de ganhar maior autonomia e poder de a\u00e7\u00e3o por meio de seus dados.<\/span><\/p>\n\n\n\n Com esta realidade, \u00e9 natural que as organiza\u00e7\u00f5es se preocupem cada vez mais com a escolha de suas solu\u00e7\u00f5es neste sentido.<\/span><\/p>\n\n\n\n A fim de te ajudar a entender quais s\u00e3o os pontos cruciais que devem ser levados em conta neste momento e a quais requisitos se atentar, confira alguns dos principais:<\/span><\/p>\n\n\n\n Uma ferramenta de BI eficaz precisa ser capaz de cruzar dados das diversas esferas de intera\u00e7\u00e3o da empresa, para gerar indicadores precisos sobre todo o cen\u00e1rio organizacional.<\/span><\/p>\n\n\n\n Confrontar informa\u00e7\u00f5es de ambos os cen\u00e1rios \u00e9 importante para que a empresa consiga aproveitar insights que venham de fora (ou driblar concorr\u00eancia e dificuldades) com o aux\u00edlio da qualidade de processos que advenham de dentro.<\/span><\/p>\n\n\n\n Para isto podemos lembrar tamb\u00e9m que existem basicamente duas abordagens para ferramentas<\/strong> que tratam a an\u00e1lise de grandes quantidades de dados para gerar intelig\u00eancia: a reativa e a proativa\/preditiva.<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n Enquanto uma analisa dados passados, eventos est\u00e1ticos sob uma \u00f3tica de entender o que aconteceu, a outra pode ser mais diligente em compreender o presente e projetar o futuro<\/strong> para nortear a\u00e7\u00f5es que potencializem esfor\u00e7os ou que minimize gargalos e promova inova\u00e7\u00e3o na gest\u00e3o de recursos.<\/span><\/p>\n\n\n\n Ou seja, aprofundando a discuss\u00e3o, exemplos de ferramentas que podem ir al\u00e9m nesta parte e permitir analisar de forma inteligente os dados (e que j\u00e1 fazem isto, apenas para citar demonstra\u00e7\u00f5es) podem estar em alguns recursos de analytics mais avan\u00e7ados da IBM, inclusive aproveitando relat\u00f3rios de seu pr\u00f3prio Cognos Business Intelligence.<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n A solu\u00e7\u00e3o IBM Watson Analytics \u00e9 um exemplo de recurso que permite visualizar as informa\u00e7\u00f5es que a empresa det\u00e9m e forma interativa e assim obter insights com an\u00e1lises automatizadas e preditivas.<\/span><\/p>\n\n\n\n Assim, eles cruzam informa\u00e7\u00f5es em dashboards apresentados de maneira simples, norteando o estudo de informa\u00e7\u00f5es.<\/span><\/p>\n\n\n\n Tais sistemas conseguem isto, tamb\u00e9m, por meio de abrir a possibilidade para que sejam feitos questionamentos a ele, os quais resultam em respostas r\u00e1pidas.<\/span><\/p>\n\n\n\n Outras funcionalidades destes recursos podem incluir defini\u00e7\u00e3o de objetivos para que sejam visualizados fatores decisivos na tomada de determinada conduta mediante algum dado ou n\u00e3o.<\/span><\/p>\n\n\n\n Assim, \u00e9 preciso garantir que a ferramenta em quest\u00e3o seja pensada de modo a permitir que, no dia-a-dia, ela analise dados de fontes diversificadas com capacidade de promover indicadores multiestruturados, j\u00e1 que a movimenta\u00e7\u00e3o da curva dos neg\u00f3cios \u00e9 din\u00e2mica e nem sempre o estudo de um evento ou per\u00edodo espec\u00edfico pode ditar o melhor caminho por si s\u00f3<\/strong>.<\/span><\/p>\n\n\n\n Cruzar dados internos com os de fora, entendendo a rela\u00e7\u00e3o de causalidade existente entre eles e procurando ajust\u00e1-los (conduta da empresa\/tomada de decis\u00f5es + momentos do mercado) \u00e9 essencial para descobrir pontos-chaves da tomada de decis\u00f5es.<\/b><\/span><\/p>\n\n\n\n \u00c9 como entender o que potencializar (como) para alcan\u00e7ar um objetivo vi\u00e1vel (atingir determinada oportunidade).<\/span><\/p>\n\n\n\n Uma consultoria pr\u00e9via pode ajudar a definir onde est\u00e3o as principais necessidades nas quais a tecnologia poderia atuar e \u00e9 importante verificar a disponibilidade deste servi\u00e7o.<\/span><\/p>\n\n\n\n Para escolher a melhor ferramenta de B.I. para sua empresa voc\u00ea precisa entender com quais KPIs cabe trabalhar.<\/span><\/p>\n\n\n\n Key Performance Indicators (como mostramos em nosso infogr\u00e1fico<\/a><\/span>) t\u00eam um papel muito importante no processo de B.I. pois tornam estrat\u00e9gias mais mensur\u00e1veis (e\/ou control\u00e1veis, por sua vez). Eles precisam ser acompanhados.<\/span><\/p>\n\n\n\n Estes indicadores, ali\u00e1s, s\u00e3o a chave para que as empresas definam processos mais claros, tanto para a escolha de suas ferramentas quanto para a tomada de decis\u00f5es estrat\u00e9gicas dentro do neg\u00f3cio, pois \u00e9 poss\u00edvel evolu\u00ed-los de acordo com as necessidades que cada momento ou setor demandar.<\/span><\/p>\n\n\n\n Deste modo, pode-se adaptar medi\u00e7\u00f5es de desempenho para diferentes \u00e1reas, quer seja a de marketing, como o financeiro (indicando o valor das faturas, o ganho e o market share), o comercial (indo mais al\u00e9m do que o valor real das vendas e a oferta e permitindo que se trace e calcule o LFT – Life Time Value dos clientes para pensar mais estrategicamente o relacionamento com o consumidor em longo prazo<\/strong>) e assim por diante.<\/span><\/p>\n\n\n\n Da mesma forma, alguns pontos como acordo de n\u00edveis de entrega, service desk e an\u00e1lise das esteiras de produ\u00e7\u00e3o, de modo que se possa melhor compreender e gerenciar a taxa de capacidade produtiva entram com total for\u00e7a na hora da escolha tamb\u00e9m. \u00c9 preciso entender que estas podem ser as respostas para entender dificuldades que a empresa nem mesmo chega a se dar conta, mas que impactam seus resultados.<\/span><\/p>\n\n\n\n Escolher a melhor ferramenta de BI enseja garantir que todas estas \u00e1reas sejam, no m\u00ednimo, cobertas por uma tecnologia de an\u00e1lise de dados extremamente satisfat\u00f3ria.<\/span><\/p>\n\n\n\n \u00c9 preciso escolher uma ferramenta que ilustre isso de forma clara<\/strong>. <\/span>Que fa\u00e7a n\u00e3o s\u00f3 enxergar o problema como tamb\u00e9m visualizar uma forma prov\u00e1vel de resolv\u00ea-lo por meio da identifica\u00e7\u00e3o de an\u00e1lises que sirvam para solu\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n\n\n\n Outro ponto interessante para quem est\u00e1 na fase de escolher a melhor ferramenta de B.I. para seu neg\u00f3cio \u00e9 analisar o Quadrante M\u00e1gico da Gartner, refer\u00eancia no assunto de tecnologia.<\/span><\/p>\n\n\n\nQuais fatores s\u00e3o importantes para fazer a melhor escolha de uma ferramenta de BI?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
#Cen\u00e1rio interno x cen\u00e1rio externo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
#Indicadores de performance<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
#An\u00e1lise do Magic Quadrant da Gartner<\/strong><\/h3>\n\n\n\n